Pesquisar

Hora da Verdade | Jogos exclusivos são necessários? Eles valem a pena?

A Hora da Verdade é uma nova série de matérias aqui da MDG onde discutimos sobre problemas e assuntos polêmicos envolvendo o mundo dos jogos. Esta é a quarta matéria da série. Nesta, falaremo sobre a exclusividade de alguns jogos, a necessidade de fazer isso e o que impacta no mercado de jogos.


Com a guerra dos dispositivos entre o Xbox One, PlayStation 4, PC e Nintedo Switch, um dos principais argumentos para defender uma plataforma gira em torno dos jogos exclusivos que ele oferecerá. Jogos como o Halo 5, The Last of Us, Super Mario Odyssey e outros são jogos muito bons que são exclusivos e venderam muito. Mas é sempre bom limitar estes jogos a apenas um sistema? Se esses jogos fossem para outras plataformas, isso não seria uma boa? Então, por que fazer um jogo exclusivo para um sistema?

Uma razão seria a concorrência. Os desenvolvedores assinam contratos com uma das empresas de consoles na esperança de que seu jogo ajude a impulsionar as vendas do console. Se as vendas do sistema estão em alta por causa de um exclusivo, então todo mundo está ganhando dinheiro e todo mundo está feliz. Isso também levará a concorrência de outras empresas de consoles a assinar com empresas e jogos melhores para tornar seu console mais atraente e competitivo. A competição impulsiona a inovação e o desejo por mais dinheiro impulsionará o desenvolvimento de melhores jogos e melhores consoles e hardwares.

Além disso temos os desenvolvedores indies. Uma razão pela qual um desenvolvedor ser incentivado a não entrar em um mercado é porque os custos operacionais não valeriam o aumento da receita. Muitos jogos para dispositivos móveis caem neste dilema, que é uma das razões pelas quais você vê aplicativos que se enquadram no campo do Android ou do iOS.

super mario odyssey

Mas você pode ter concorrência e inovação sem a necessidade de jogos exclusivos. Temos sistema com especificações melhoradas, no caso do PlayStation 4, ou um sistema que está sendo ousado e tentando algo novo, no caso do Xbox One, ou até mesmo poderoso e móvel, no caso do Switch. Você pode deixar o sistema falar por si mesmo atraindo pessoas para comprá-lo e jogar jogos nele. Dê um preço que as pessoas possam pagar e tenha alguns recursos novos que realmente tornem o console da próxima geração.

Mas mesmo assim, cada console ainda tem seus exclusivos. Os jogos exclusivos são atrativos e funcionam nas vendas de consoles. Não faz sentido desistir de uma estratégia que vem funcionando bem há anos. Considere a batalha do  antigo Super Nintendo vs. SEGA Genesis no passado. Nós tivemos que escolher entre jogos como Donkey Kong Country e Super Mario World contra Sonic the Hedgehog e Phantasy Star 2. Foram as exclusividades que venceram nessa guerra? Provavelmente teve uma participação muito grande e decisiva que ajudou a acelerar a vitória da Nintendo depois que a SEGA decidiu trabalhar no Saturn e desistiu cedo.

Mas, por outro lado, temos muitos jogos com cross-play. O maior exemplo é o Fortnite, que além de rodar em outros dispositivos, você pode jogar com seus amigos vindos de outros consoles, e isto é incrível. Mas, de qualquer maneira, isso não faz com que um console em especifico seja vendido em grande maioria, todos são beneficiados nesta hora.

Há muitas outras razões pelas quais os consoles têm sucesso ou fracassam do que apenas jogos exclusivos. O resultado final é deixar o jogador decidir. É ruim ser forçado a comprar um sistema que o jogador não gosta apenas para poder jogar um jogo exclusivo, mas isso faz com que a concorrência aumente, isso em relação aos console e aos jogos exclusivos.

Halo 5 Master Chief Wide Wallpapers

Essas batalhas entre PS4 x Xbox One, PC x Consoles, não terão fim, mas fazem com que todas as empresas corram atrás de novidades, o que só ajuda nós jogadores.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: