Indiana Jones: Do pior ao melhor filme da franquia

Indiana Jones e a Relíquia do Destino traz de volta Harrison Ford ao papel mais icônico de sua carreira. Após 15 anos de ausência, o ator retorna às telonas como o arqueólogo favorito dos cinéfilos a partir de 29 de junho de 2023.

Dessa forma, torna-se possível organizar em um top 5 todos os filmes da idolatrada franquia Indiana Jones, desde seu primeiro filme de 1981 até o recente lançamento deste ano.

Dito isso, a fim de trazer um ranking completo, levamos em consideração as avaliações do site Rotten Tomatoes, que contém diversas análises e críticas de especialistas do ramo cinematográfico.

Contudo, antes de adentrarmos ao assunto principal, cabe fazer um esclarecimento sobre como funciona a forma de avaliação do Rotten Tomatoes:

Tomate “podre”: Simbolicamente destinado aos filmes com 59% ou menos de aprovação no Rotten Tomatoes.

Tomate “fresco”: Simbolicamente destinado aos filmes com 60% ou mais de aprovação no Rotten Tomatoes.

Nesse sentido, confira abaixo o ranking completo da franquia Indiana Jones, do pior ao melhor, no Rotten Tomatoes, além do “consenso” da crítica, também divulgado pelo site.

5 – Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2023): 67%

Agora, o mais recente filme de Indiana Jones, Relíquia do Destino, não alcança, entre os críticos, o mesmo sucesso que seus antecessores. No entanto, ao menos até a produção deste texto, também não se aproxima muito de ser o único tomate podre da franquia.

Na trama do novo longa-metragem, o arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) embarca em mais uma missão inesperada, em que procura se encaixar novamente em um mundo que parece tê-lo superado.

Consenso da crítica: “Não é tão emocionante quanto as aventuras anteriores, mas a emoção nostálgica de ver Harrison Ford de volta à ação ajuda Indiana Jones e a Relíquia do Destino a encontrar alguns pedaços finais do tesouro cinematográfico.”

Avaliação do público: Não divulgada até a produção deste texto.

4 – Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008): 77%

O menos querido do público no site, ao menos entre os quatro primeiros títulos, “Reino da Caveira de Cristal” esteve longe de receber uma nota baixa da crítica especializada.

No enredo do quarto filme da franquia, Indiana Jones (Harrison Ford) e o jovem Mutt (Shia LaBeouf) buscam a Caveira de Cristal, um objeto místico de grande valor, mas logo percebem que não estão sozinhos.

Consenso da crítica: “Embora os elementos da trama sejam certamente familiares, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal ainda oferece fortes emoções e o retorno de Harrison Ford ao papel principal é mais do que bem-vindo.”

Avaliação do público: 53%

3 – Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984): 77%

Com os mesmos 77% de aprovação da crítica que o anterior desta lista, “O Templo da Perdição” ganha espaço no pódio por conta da boa avaliação do público no site.

A história do segundo filme da saga traz Indiana Jones (Harrison Ford) em uma missão para resgatar uma pedra roubada por um cruel feiticeiro na Índia. Entretanto, logo o nosso herói percebe que há muito mais em jogo do que apenas a relíquia a ser recuperada.

Consenso da crítica: “Pode ser muito ‘escuro’ para alguns, mas “Indiana Jones e o Templo da Perdição” continua sendo um engenhoso espetáculo de aventura que mostra uma das melhores equipes de filmagem de Hollywood em formato vintage.”

Avaliação do público: 82%

2 – Indiana Jones e a Última Cruzada (1989): 84%

Um dos filmes mais idolatrados pelo público, “A Última Cruzada” também recebe diversos elogios da crítica especializada.

O terceiro filme lançado traz em sua narrativa o sequestro do pai de Indiana Jones (Harrison Ford), o professor Henry Jones (Sean Connery), pelos nazistas. O arqueólogo se vê obrigado a se envolver em uma missão perigosa para resgatar seu pai, ao mesmo tempo em que busca proteger o Santo Graal.

Consenso da crítica: “Mais leve e cômico do que seu antecessor, ‘Indiana Jones e a Última Cruzada’ traz de volta a franquia para a aventura em série de ‘Os Caçadores da Arca Perdida’, ao mesmo tempo que adiciona uma dupla tensão entre Harrison Ford e Sean Connery.”

Avaliação do público: 94%

1 – Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981): 93%

Com incríveis 93% de aprovação da crítica especializada, o nostálgico “Caçadores da Arca Perdida” não poderia representar melhor o título de melhor filme desta idolatrada franquia.

Primogênito entre os quatro filmes de Steven Spielberg nesta saga, este clássico nos apresenta Indiana Jones (Harrison Ford), um arqueólogo que precisa encontrar a Arca da Aliança, uma relíquia bíblica que contém os Dez Mandamentos e se tornou um objeto de desejo dos nazistas.

Consenso da crítica: “Com cenários de bravura, humor astuto e muita ação, Caçadores da Arca Perdida é um dos filmes de aventura mais divertidos de todos os tempos.”

Avaliação do público: 96%

Como uma das poucas franquias a conseguir se manter sem ao menos um “tomate podre” por tanto tempo no Rotten Tomatoes, Indiana Jones mostra que aventuras eletrizantes e um personagem icônico podem levar multidões ao cinema, independentemente da década.

Confira outras notícias recentes abaixo:

Por fim, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no FacebookInstagramTwitter e Youtube para receber os conteúdo em primeira mão!

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: