O Nintendo Switch 2, console de nova geração da Nintendo, teve várias novidades reveladas no último dia 2 através de uma Nintendo Direct especial focada no novo console. Tivemos a confirmação de novos jogos exclusivos para o console, data de lançamento e uma pequena demonstração das capacidades do console, porém, um elemento chave ficou de fora da transmissão: seu preço.
Revelado algumas horas mais tarde, a Nintendo confirmou que seu novo console chega ao mercado americano com o preço sugerido de 450 dólares, o que estava dentro de várias especulações que circulavam pela internet nos últimos meses. A grande surpresa foi o preço de seus jogos, já que apesar de alguns jogos seguirem o novo valor padrão da indústria de 70 dólares, a Nintendo deu um passo além, quebrando essa barreira com Mario Kart World, que será lançado junto com o console custando 80 dólares, o que gerou revolta do usuários.
Usuários pedem que a Nintendo reveja os preços do Nintendo Switch 2
Após o fim da transmissão da Nintendo Direct, milhares de jogadores foram atrás de informações a respeito dos preços de tudo o que foi anunciado no evento, principalmente o preço do console e seus jogos. Após veículos da mídia especializados e varejistas confirmarem o valor do console por 450 dólares, Mario Kart World a 80 dólares, e até mesmo alguns jogos do Switch que serão relançados para o Nintendo Switch 2 com o valor de 80 dólares, vários usuários tomaram as redes sociais, youtube e o reddit para criticarem as decisões da empresa.
Durante a Nintendo Treehouse transmitida hoje no canal oficial da Nintendo no YouTube (via Eurogamer), os jogadores utilizaram o chat da transmissão para expressarem o seu descontentamento, causando uma avalanche de mensagens pedindo que a empresa abaixasse seus preços. Após a transmissão, usuários foram até o perfil da Nintendo na rede social X para expressar seu descontentamento, utilizando capturas de tela da livestream para mostrar a situação do chat durante o evento.
”O chat foi pesado fazendo o ‘trabalho do Senhor”’, disse o usuário Jon Herring, mostrando uma captura do chat durante a transmissão.
Apesar de vários usuários estarem frustrados com os preços do console, outros justificam a postura da empresa dado o atual momento do mercado de games, que tem passado por um momento delicado e pode sofrer um grande baque graças ao aumento de tarifas de importação sancionadas pelo governo americano.
”Eu serei o mais educado possível aqui mas se o aumento de 60 para 80 dólares em um item que você compra uma vez e irá jogar por mais de 30 horas tem um impacto financeiro tão grande pra você, você precisa procurar um emprego melhor. Você não deveria sequer olhar na direção de um novo console se 20 dólares for algo tão vital”. O tweet de Joe deu origem a umas das discussões mais acaloradas a respeito dos preços do console.
Apesar de toda a polêmica, a Nintendo não se pronunciou oficialmente a respeito dos motivos que levaram ao aumento do preço dos jogos para o Nintendo Switch 2, o que tem irritado ainda mais alguns usuários.
É importante ressaltar que um bundle do Nintendo Switch 2 que inclui Mario Kart World será vendido por 500 dólares, dando um desconto de 30 dólares no principal título de lançamento do console.
- Nintendo Switch 2 terá suporte a DLSS e Ray Tracing, confirma Nintendo e NVidia
- Pokémon Legends: Z-A será lançado no final de 2025 com versão aprimorada para Nintendo Switch 2
- Preço do Switch 2 pode ter sido afetado por tarifas de Donald Trump, sugerem analistas
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Preços do Nintendo Switch 2 no Brasil continuam um mistério
Apesar da confirmação de que o Nintendo Switch 2 chega ao Brasil em simultâneo com o resto do globo em 5 de junho, a Nintendo ainda não confirmou o preço nacional do console nem de seus jogos. Com a atual taxa de câmbio do dólar no dia de hoje, 3 de abril, o console custará cerca de 2530 reais em uma conversão direta com a moeda americana.