Pesquisar

Jogadores de Final Fantasy 14 estão sendo banidos no Xbox

Após uma década de espera, o aclamado MMORPG Final Fantasy XIV finalmente chegou ao Xbox, para a alegria dos fãs da franquia. No entanto, alguns jogadores têm enfrentado problemas inesperados.

Segundo relato do usuário TGB_B20kEn no Reddit, sua conta foi banida pelo Xbox por divulgar sua “Free Company”, sob a alegação de que tal ação fere o código de conduta da plataforma.

Na mesma thread, o usuário misterpinksaysthings relata que um amigo sofreu uma suspensão de 2 dias por compartilhar seu código de recrutamento. Tais códigos são fornecidos pela própria Square Enix como parte de uma campanha no estilo “traga um amigo”, na qual ambos os jogadores, ao usar o código, recebem bônus como montarias exclusivas e tintas para equipamentos.

Divulgação de clãs de Final Fantasy 14 causando problemas no Xbox

Para contextualizar, as Free Companies funcionam como “clãs” em Final Fantasy XIV, reunindo jogadores que desejam realizar atividades juntos, compartilhar um chat exclusivo e até mesmo ter uma casa virtual em comum.

ff 14 fcs
Jogadores de Final Fantasy 14 estão sendo banidos no Xbox 3

Aparentemente, este não é um caso isolado. Em 21 de março, data de lançamento do jogo no Xbox, a usuária BishamonVeena no X reportou um caso semelhante em resposta a um tweet da conta oficial de Final Fantasy XIV.

Segundo o tweet, ela foi banida enquanto tentava ajudar outros jogadores a encontrar uma Free Company, como mostra o print anexado pelo usuário.

O texto que causou o banimento foi o seguinte: “A FC RAYZ está recrutando no Data Center Crystal, servidor Zalera! Somos uma FC tranquila e aberta a ajudar jogadores novos e retornantes. Sinta-se à vontade para nos enviar uma mensagem para mais informações!”.

Entramos em contato com Terra (BishamonVeena) para obter mais informações sobre o ocorrido. De acordo com ela, sua suspensão foi de apenas 2 dias, e afetou apenas Final Fantasy XIV. ”Eu fui bloqueada de me comunicar com outros jogadores pelo Xbox, além de ter o acesso bloqueado ao FF XIV, apesar de conseguir jogar outros jogos sem problemas”, disse Terra. Também nos foi fornecido alguns prints de sua conversa com o suporte da Microsoft:

NT10VlRB 1
Jogadores de Final Fantasy 14 estão sendo banidos no Xbox 4

Outros relatos indicam que o filtro de obscenidade também está causando alguns problemas, censurando nomes de monstros clássicos da franquia, emotes e até mesmo palavras de uso comum dentro do MMO.

Ainda não está claro se os banimentos estão sendo realizados pela Microsoft ou pela Square Enix, mas tudo indica que existe um conflito entre os termos de uso da plataforma Xbox e do MMO, resultando em penalidades para as contas dos jogadores.

Final Fantasy 14 está disponível para PS4, PS5, Xbox Series X/S, PC e Mac.

Confira outros destaques do dia da Manual:

Por fim, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no FacebookInstagramTwitter e Youtube para receber os conteúdos em primeira mão!

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: