O jogo Little Adventure on the Prairie lançado em fevereiro passado para PlayStation 4 e Vita e consiste em andar da esquerda para a direita, pressionando o botão X para balançar uma espada e ocasionalmente pulando por obstáculos invisíveis. Seu criador não precisava que fosse bom, no entanto. Ele só precisava vender o suficiente para ajudá-lo a financiar seu próximo projeto, mais ambicioso. E Little Adventure vendeu o suficiente porque tem troféus fáceis.
Os troféus são uma moeda pela qual os jogadores do PlayStation podem medir seu progresso e se comparar com outras pessoas na plataforma. Muitas pessoas não prestam muita atenção a elas, mas alguns jogadores gastam muito dinheiro e tempo livre em busca de troféus para aumentar sua coleção e aumentar o valor geral exibido em seu perfil na PSN.
Segundo Al-Ghanim revelou ao Kotaku que a decisão de trazer o título para o Vita foi somente financeira, já que muitos jogadores compram games com conquistas fáceis para aumentar suas pontuações.
“Tudo estava indo muito bem até termos alguns problemas com dinheiro”, disse ele. “Então um amigo meu sugeriu que lançássemos para PS4 e Vita e adicionássemos uma Platina fácil com um preço barato. Dessa forma, muitas pessoas compram e nós obteríamos o financiamento de que precisamos para o nosso próximo jogo ”.
No início desta semana, o site TrueTrophies, que acompanha milhões de informações de troféus de usuários da PSN, compartilhou uma comparação de seus dados do ano em que o Vita foi lançada em 2018. O que eles descobriram foi que a taxa de conclusão do troféu aumentou. de tempo que leva em média para ganhar um troféu caiu drasticamente. Jogos como Uncharted: Golden Abyss e Persona 4 Golden foram substituídos por pequenos jogos indie, a maioria deles portados da App Store, que ninguém nunca ouviu falar. No topo da lista estava Little Adventure.
Atualmente, 90% dos donos de Little Adventure on the Prairie finalizaram o game, que exige somente uma hora de dedicação para liberar sua Platina, pois aso somente alguns troféus simples. Segundo dados do TrueTrophies, a maioria dos 60 games lançados para o Vita em 2018 seguem a mesma fórmula, garantindo a sobrevida do portátil como um caçador de conquistas fáceis na falta de jogos de renome.