A compra da Activision Blizzard pela divisão Xbox da Microsoft foi um tópico de debate durante cerca de 1 ano, já que a Activision, na época, era um das maiores publishers do mundo, sendo detentora de franquias valiosíssimas como Crash Bandicoot, World of Warcraft, Overwatch, e principalmente, Call of Duty, que lidera o ranking dos jogos mais vendidos anualmente a mais de 1 década.
Graças a tamanha influência da Activision na indústria, uma batalha judicial se estendeu por meses, tendo a Microsoft saindo como vitoriosa, podendo finalizar a aquisição da publisher. Porém, desde a aquisição, a Microsoft parece ter se virado para uma abordagem que priorize o lançamento de seus jogos como multiplataforma, o que segundo um ex-executivo da empresa, foi uma decisão forçada pela compra da detentora de COD.
Peter Moore acredita que compra da Activision Blizzard mudou as estratégias da Microsoft com o Xbox
Peter Moore, ex-executivo da Microsoft, foi uma das figuras mais importantes do Xbox durante a era do Xbox 360, sendo o responsável pela icônica revelação de que Grand Theft Auto IV chegaria ao console da Microsoft durante a conferência da empresa na E3 de 2006. Após sair da Microsoft em 2006, o executivo passou por outras grandes publishers do mercado de games como a EA, se despedindo do mercado de jogos em 2017.
Em uma entrevista para o canal de Danny Pena no YouTube (via VGC), o ex-executivo da Microsoft e da divisão Xbox comentou sobre a atual estratégia da Microsoft, revelando que acredita que a empresa não tem mais intenções de se envolver com guerra de consoles. Segundo Moore, a compra da Activision Blizzard pode ter mudado a forma como a Microsoft vê o mercado, sendo o principal motivador para essa mudança no curso do Xbox.
”A aquisição da Activision Blizzard mudou as coisas na Microsoft, eu acho – eu não acho, eu sei -,” disse Peter Moore, ”então não é como nos velhos tempos da guerra de consoles, trocando socos, e tentando roubar clientes e ganhar participação no mercado e conquistar suas margens de fidelização. É muito maior do que isso em um senso econômico.”
”Perdeu um pouco da ousadia que a indústria, eu acho, se alimentava e crescia? Eu acho que sim, é.” Acrescentou o ex-executivo.
- Ex-executivo do Xbox afirma que as guerras de console eram incentivadas
- Hideki Kamiya mostra interesse em retomar jogo cancelado da Xbox
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Xbox dobra a aposta em lançamentos multiplataforma
É inegável que após a aquisição da Activision Blizzard em outubro de 2023, muita coisa parece ter mudado dentro da divisão Xbox, principalmente em sua estratégia quanto a jogos exclusivos para suas plataformas. Apesar de ter começado de maneira modesta, com apenas 4 jogos chegando para o PS5, cada vez mais jogos da Microsoft tem sido anunciados para as plataformas rivais do Xbox.
O mais recente jogo do Xbox a ser anunciado para o PS5 é Forza Horizon 5, um dos jogos de corrida mais aclamados de todos os tempos, que ira acelerar seus motores no console da Sony no dia 29 de abril. Além de Forza, outros grandes jogos como Indiana Jones e o Grande Círculo e Ninja Gaiden 4 também estão confirmados para o PS5.
Fonte: VGC