Top 10 – Os melhores filmes da franquia Velozes e Furiosos

Velozes-e-Furiosos-franquia

Velozes e Furiosos 10 chegou aos cinemas, tornando possível organizar nada menos que um top 10 completo de todos os filmes, reunindo apenas os títulos da franquia principal.

Adorado por boa parte do público, o mais recente longa-metragem traz tons nostálgicos à saga enquanto não abandona o DNA “exagerado” dos últimos títulos lançados.

Velozes e Furiosos possui diversos filmes lançados nos cinemas, e dentre eles, existem seis títulos classificados pela crítica como “tomate podre” e quatro como tomate fresco, sendo 29% a pior avaliação em um filme da franquia e 81% a melhor.

Velozes-e-Furiosos-2023

Assim, o Manual dos Games traz um ranking completo dos filmes da franquia, sem contar os curta-metragens e spin-offs lançados paralelamente.

Dito isso, a fim de trazer um ranking completo, confira a seguir as avaliações do site Rotten Tomatoes, onde contém diversas análises e críticas de especialistas no ramo de cinema.

Contudo, antes de adentrarmos ao assunto principal, cabe fazer um esclarecimento de como funciona a forma de avaliação do Rotten Tomatoes:

  • Tomate “podre”: Simbolicamente destinado aos filmes com 59% ou menos de aprovação no Rotten Tomatoes.
  • Tomate “fresco”: Simbolicamente destinado aos filmes com 60% ou mais de aprovação no Rotten Tomatoes.

Nesse sentido, confira abaixo o ranking completo da franquia Velozes e Furiosos, do pior ao melhor, no Rotten Tomatoes, além do “consenso” da crítica, também divulgado pelo site.

10 – Velozes e Furiosos 4 (2009): 29%

O quarto filme da franquia e o menos elogiado pela crítica, Velozes e Furiosos 4 traz Dominic Toretto (Vin Diesel) em busca de vingança após o assassinato de sua amada Letty (Michelle Rodriguez). Já Brian O’Conner (Paul Walker) persegue um traficante de drogas, mas logo descobre que talvez seja a mesma pessoa que seu amigo procura.

Consenso da crítica: “Tomate podre” – “Embora Velozes e Furiosos 4 apresente a ação e as acrobacias necessárias, os cineastas falham em fornecer uma história competente e personagens atraentes.”

9 – Velozes + Furiosos (2003): 37%

Sem a presença de Vin Diesel em seu elenco, + Velozes + Furiosos é o segundo filme lançado e não empolgou a crítica nem o público. Nele, o agora ex-policial Brian O’Conner se muda para Miami para recomeçar sua vida. Entretanto, acaba se envolvendo em rachas locais com seus amigos Tej (Ludacris) e Suki (Devon Aoki) e, após ser preso, firma um acordo com a polícia para prender um poderoso chefe do cartel das drogas.

Consenso da crítica: “Tomate podre” – “Pessoas bonitas e carros bonitos em um filme que não sobrecarrega as células cerebrais.”

8 – Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006): 38%

Sem Paul Walker e com Vin Diesel aparecendo apenas no fim do filme, Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio encanta parte dos fãs da saga, mas não recebeu avaliações altas da crítica ou do público em geral. A trama do terceiro filme da franquia traz Sean Boswell (Lucas Black) como protagonista nas ruas de Tóquio, onde o drift é o foco. O filme também é responsável por nos apresentar o personagem Han (Sung Kang), que viria a ser um dos favoritos dos fãs deste universo.

Consenso da crítica: “Tomate podre”: “Sequências de direção de arregalar os olhos, juntamente com uma história fraca e performances sem brilho, fazem deste Drift uma continuação decepcionante dos capítulos anteriores de Velozes e Furiosos.”

7- Velozes e Furiosos 10 (2023): 55%

O mais recente lançamento da franquia, Velozes e Furiosos 10, tem sido aclamado pelo público, mas não obteve o mesmo grau de aprovação entre os críticos. Em seu enredo, Dominic Toretto tem de enfrentar seu maior medo: perder sua família. Isso se deve à presença do adversário mais letal que já enfrentaram, que busca vingança por atitudes de Dom e sua equipe no passado.

Consenso da crítica: Tomate ‘podre’: “Tão irremediavelmente bobo quanto satisfatoriamente autoconsciente, Velozes e Furiosos 10 deve acelerar os motores dos fãs de longa data, deixando muitos novatos em ponto morto.”

6 – Velozes e Furiosos (2001): 55%

Nostálgico para os fãs, o primeiro filme da saga não alcança um “tomate fresco” no Rotten Tomatoes, mas não incomoda tanto a crítica especializada. Nele, o policial Brian O’Conner se infiltra no mundo dos rachas de rua para investigar uma série de roubos, tendo de se aproximar e ganhar o respeito do líder Dominic Toretto, enquanto busca manter seu disfarce.

Consenso da crítica: Tomate ‘podre’: “Elegante e brilhante na superfície, Velozes e Furiosos lembra aqueles filmes bregas de exploração adolescente dos anos 1950.”

5 – Velozes e Furiosos 9 (2021): 59%

Ainda recente em nossas memórias, podemos dizer que o nono filme está na “média” da franquia, chegando bem próximo de alcançar um “tomate fresco” no Rotten Tomatoes. Nesta história, Toretto e sua equipe chegam a níveis nunca antes alcançados até então, graças à chegada de Jakob (John Cena), irmão de Dom, que o obriga a sair de sua nova vida pacata para enfrentá-lo.

Consenso da crítica: Tomate ‘podre’: “Velozes e Furiosos 9 leva a franquia ainda mais longe do que nunca, mas o talento do diretor Justin Lin para cenários absurdos mantém a ação zumbindo.”

4 – Velozes e Furiosos 8 (2017): 67%

O oitavo filme da franquia, sem a presença de Paul Walker no elenco por conta do trágico falecimento do ator, não está no pódio, mas é o primeiro “tomate fresco” do ranking. Na trama, após a aposentadoria de Brian e Mia, Dom e Letty também buscam usufruir de uma vida pacata. No entanto, uma misteriosa mulher obriga Toretto a retornar ao mundo do crime com a mesma velocidade de sempre.

Consenso da crítica: Tomate ‘fresco’: “Velozes e Furiosos 8 abre um novo capítulo na franquia, alimentado pela mesma química contagiante do elenco e ação exagerada que os fãs esperam.”

3 – Velozes e Furiosos 6 (2013): 71%

Abrindo o pódio dos melhores filmes da franquia, o sexto filme lançado ultrapassou os 70% de aprovação pela crítica. Em seu enredo, Toretto e sua equipe se encontram espalhados pelo mundo após o golpe aplicado no Brasil. No entanto, a pedido de Hobbs (Dwayne Johnson), Dom tem que reunir novamente seus amigos para prender um perigoso criminoso enquanto busca reencontrar sua amada Letty, a qual pensava estar morta.

Consenso da crítica: Tomate ‘fresco’: “Com humor de alta octanagem e cenas de ação fantásticas, Velozes e Furiosos 6 se baseia na fórmula de sucesso de bilheteria que fez de Velozes e Furiosos 5 um sucesso comercial e de crítica.”

2 – Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011): 78%

Em segundo lugar, com méritos, encontra-se o quinto filme da franquia, que se passa em boa parte do tempo em terras tupiniquins. Em Operação Rio, Dom, Mia e Brian viajam pelo mundo se escondendo das autoridades devido à fuga de Toretto da prisão. No Rio de Janeiro, eles e toda a equipe são obrigados a tentar executar um último golpe em troca da liberdade definitiva.

Consenso da crítica: Tomate ‘fresco’: “Elegante, barulhento e exagerado, Velozes e Furiosos 5 orgulhosamente abraça suas emoções de ação sem cérebro e injeta vida nova na franquia.”

1 – Velozes & Furiosos 7 (2015): 81%

Sem mais delongas, temos o filme mais aclamado pela crítica. Último com a presença de Paul Walker, o sétimo título da franquia é emocionalmente carregado na mesma proporção em que possui qualidade. Na trama, a tranquilidade de Toretto e sua equipe é ameaçada pelo mercenário Deckard Shaw (Jason Statham), que busca vingança pela morte de seu irmão. Assim, Dom e seus amigos se veem obrigados a se reunir e combater este mal que vai muito além da velocidade.

Consenso da crítica: Tomate ‘fresco’: “Oferecendo uma nova rodada de emoções exageradas e adicionando um peso dramático inesperado, Velozes & Furiosos 7 mantém a franquia em movimento de diversas formas.”

Velozes-e-Furiosos-10

Mas qual é a opinião do público?

Por fim, vale destacar que a opinião da crítica especializada, em geral, não costuma representar a do público.

Até o momento, por exemplo, Velozes e Furiosos 10 encantou os fãs o suficiente para que sua avaliação chegasse aos 85% de aprovação dos telespectadores no Rotten Tomatoes, tornando-se assim o título mais aclamado no site pelos telespectadores da franquia, ao menos até a produção deste ranking.

  • Velozes e Furiosos 10 (2023): 85%
  • Velozes e Furiosos 6 (2013): 84%
  • Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011): 83%
  • Velozes & Furiosos 7 (2015): 82%
  • Velozes e Furiosos 9 (2021): 82%
  • Velozes e Furiosos (2001): 74%
  • Velozes e Furiosos 8 (2017): 72%
  • Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006): 69%
  • Velozes e Furiosos 4 (2009): 67%
  • + Velozes + Furiosos (2003): 50%

Confira outras notícias recentes abaixo:

Por fim, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no FacebookInstagramTwitter e Youtube para receber os conteúdo em primeira mão!

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: