O boom das IA generativa como nas ferramentas ChatGPT, Midjourney e Sora não para de crescer desde sua concepção, em meados de 2022, e vem tendo relevância e criando polêmica em diversas áreas do entretenimento e produção de conteúdo, seja ele escrito, audiovisual e até mesmo interativo.
Como esperado, essa nova tecnologia não tardou a ter relevância no desenvolvimento dos games, mesmo que não seja uma inteligência artifical que gere diretamente jogos e experiências interativas.
Em uma pesquisa realizada pela GDC com uma amostra de desenvolvedores, 52% dos pesquisados afirmam trabalhar em estúdios onde se faz uso de IA generativa, enquanto 36% afirma fazer pessoalmente o uso dessa tecnologia. Na mesma pesquisa citada acima, 16% das empresas proíbe o uso da ferramenta e 35% afirmam que o uso é opcional.(Fonte: PlayStation Universe)
Qual o impacto da IA generativa nos jogos?
- Doom: The Dark Ages | Data de lançamento pode ter sido vazada
- Phantom Blade Zero recebe novo trailer de gameplay
- Wuchang: Fallen Feathers recebe novos vídeos de gameplay
Ainda é incerto o quanto as IAs generativas irão impactar no desenvolvimento de jogos e quanto disso será automatizado futuramente, já que no momento atual elas estão sendo utilizadas mais como um suporte, na geração de textos, vozes e imagens. Ainda de acordo com a pesquisa citada acima, a grande parte dos processos de desenvolvimentos de games que fazem uso dessas ferramentas não trabalha diretamente na parte criativa dos jogos.