Se você, assim como milhares de players ao redor do mundo está ansioso para jogar Metal Gear Solid 3 Delta: Snake Eater, e quer ter para uma das experiências mais marcantes incrível, acompanhando uma das melhores histórias dos games, então fique aqui e acompanhe esse especial para saber de tudo e se preparar para esse jogão.
Lançado em 2004 para PlayStation 2, o jogo redefiniu o gênero de ação e furtividade, transportando os jogadores para um cenário totalmente novo: a selva, cheia de perigos e desafios.
E diferente dos títulos anteriores, o volta no tempo e nos coloca no auge da Guerra Fria, assumindo o controle de um lendário soldado em uma missão secreta que mudará o destino do mundo. O jogo também se estrutura em ser intenso, cinematográfico e repleto de desafios que vão muito além da espionagem convencional, e isso torna a experiência do jogador dentro do jogo imersiva em um grau na qual você não vê a hora de avançar e saber o que irá acontecer em seguida.
Mas antes de mergulhar de cabeça nessa aventura, existem algumas coisas essenciais que você precisa saber para aproveitar MGS3 ao máximo, e é isso que iremos te contar para você iniciar o game de 2025 sabendo de tudo.
O Jogo é um Prequel e introduz um Novo Snake
Se você já jogou Metal Gear Solid 1 e 2, sabe que dentro do jogo controlamos Solid Snake. Mas em Snake Eater, a história se passa décadas antes, nos anos 1960, e você assume o papel de Naked Snake – que mais tarde se tornará o lendário Big Boss.
Isso significa que game é o primeiro na linha do tempo da série, mostrando as origens de vários elementos que moldariam o universo de Metal Gear. Você verá como surgiram as organizações secretas, as conspirações políticas e até mesmo a criação dos primeiros protótipos dos icônicos Metal Gears. E certamente isso é uma das magias do game, pois ele expande ainda mais o universo da saga, algo que criou diversas outras camadas para a franquia e que são elogiadas até hoje, fato disso é que o game foi o primeiro a receber uma nova versão para nova geração.
Se você nunca jogou um Metal Gear antes, Snake Eater é um excelente ponto de partida, pois não exige conhecimento prévio da série, e como eu disse acima ele pavimenta muito do que será apresentado neste universo, então se é sua primeira experiência com a obra, esse será um ótimo jogo para se começar.
O Ambiente é um como personagem vivo
Diferente dos cenários urbanos e industriais dos jogos anteriores, MGS3 se passa quase inteiramente em uma densa floresta tropical, cheia de vegetação, rios, cavernas e bases inimigas escondidas.
- Usar camuflagem – Sua visibilidade depende das roupas e da pintura facial que estiver usando.
- Caçar para sobreviver – Snake precisa comer para manter sua energia, e a selva está cheia de animais e plantas que podem ser consumidos.
- Lidar com o clima e o terreno – Você pode ficar doente, se machucar ou sofrer emboscadas com inimigos escondidos no ambiente.
E tudo isso cria um elemento novo de gameplay que possibilita ao jogador realmente se sentir um soldado de elite, já que criar estratégias de abordagens é um fator importante para se dar bem no game, além de criar diversas possibilidades para o jogador escolher qual ele irá optar para progredir no game. Esse sistema torna MGS3 um dos jogos mais imersivos da franquia, pois você realmente sente que está sobrevivendo em uma floresta hostil.
A Furtividade é Ainda Mais Importante
Se em outros Metal Gears você podia usar corredores e salas fechadas para se esconder, em MGS3 você precisa se camuflar na natureza e isso sem dúvidas torna o game extraordinário, principalmente para sua época, e que na versão de 2025 tenho certeza de que permanecerá sendo incrível.
- Indicador de Camuflagem – O jogo mostra um percentual de quão bem Snake está escondido no ambiente.
- Movimentação Lenta é Essencial – Correr pela selva pode fazer barulho e alertar inimigos próximos.
- Use a Vegetação ao seu Favor – Se arrastar na grama ou se esconder em troncos pode ser a diferença entre ser visto ou passar despercebido.
Além disso, os inimigos têm uma IA muito boa e vão investigar sons, pegadas e até rastros deixados por Snake, sendo essa uma das mais impressionantes que já vi em um jogo, já que eles realmente ficam atentos para ouvir os barulhos, procuram e até mesmo avisam aliados que ouviram algo.
A História é “Absolute Cinema”
Se tem algo que faz Metal Gear Solid 3 se destacar é sua história. A trama gira em torno da missão de Naked Snake, um agente de elite enviado para infiltrar a União Soviética em plena Guerra Fria. Sua tarefa é resgatar um cientista chamado Sokolov, que está desenvolvendo uma arma nuclear secreta. Mas tudo muda quando The Boss, a lendária mentora de Snake, trai os Estados Unidos e se junta aos soviéticos. O jogo então se transforma em um embate entre mestre e discípulo, onde Snake precisa questionar sua lealdade, sua missão e até mesmo o significado da guerra.
A narrativa de MGS3 é digna de cinema, pois todos os seus takes, cutscenes e até mesmo notas dentro do game são extremamente bem pensadas e parecem ter vindo de diretores renomados do cinema, o que exalta ainda mais a capacidade do lendário Hideo Kojima em pensar em cada em cada detalhes dentro de seus jogos.
Os Vilões são memoráveis
Nenhum jogo de Metal Gear estaria completo sem chefes épicos, e Snake Eater traz alguns dos melhores de toda a franquia. E é impressionante pensar que nesse jogo, cada vilão é melhor que o outro, e todos tem um motivo muito bem desenvolvido para ser vilão, habilidades diferentes, abordagens e até mesmo relações com Snake. Alguns deles são:
- The Boss – A ex-mentora de Snake, uma das guerreiras mais poderosas e influentes da história militar.
- The Pain – Um soldado bizarro que controla enxames de abelhas mortais.
- The Fear – Um mestre do camuflagem e da velocidade sobre-humana.
- The End – Um atirador de elite quase centenário, responsável por um dos combates mais épicos da franquia.
- The Fury – Um ex-astronauta obcecado pelo fogo e pela destruição.
- Colonel Volgin – O verdadeiro vilão da história, um comandante sádico que pode gerar eletricidade com o próprio corpo.
Cada um desses chefes tem mecânicas únicas, exigindo estratégias diferentes para derrotá-los.
O sistema de cura é diferente
Em MGS3, não basta apenas se esconder e esperar sua vida regenerar. Se Snake for ferido, você precisará usar o menu de cura para tratar os ferimentos manualmente, isso significa que tirar balas do corpo com uma faca, aplicar bandagens em cortes profundos, cauterizar feridas com cigarros ou pólvora estarão presentes no game, algo similar com o que vemos na franquia Far Cry, com a diferença que aqui é mais realista e não algo que é mais um elemento visual do que propriamente de gameplay. Esse sistema aumenta a imersão e faz com que você realmente sinta o peso da sobrevivência e de se estar em uma missão como essa.
Pronto Para Sobreviver?
Metal Gear Solid 3: Snake Eater não é apenas um jogo, é uma experiência única. Ele mistura espionagem, sobrevivência, combate tático e uma história digna de cinema, criando um dos melhores jogos de todos os tempos. Então se você gosta de desafios, narrativa e jogabilidade diferenciada, essa é a pedida certa para o seu mês de agosto. O game chega no dia 28 de Agosto.