Metaphor: ReFantazio, o novo RPG da Atlus, segue a tradição dos jogos da desenvolvedora e esconde algumas surpresas para os jogadores que queiram um desafio, como masmorras repleta de inimigos poderosos, e claro, super-chefes. Desde o lançamento do título, um dos chefes que mais vem dando trabalho para os jogadores é Elegia da Alma, o último dragão do teste dos dragões, uma série de missões que nos fica disponível apenas durante a deadline da última dungeon do jogo.
Nesse guia, ensinaremos a melhor estratégia para derrotar o chefe, como personagens a levar em sua party, arquétipos e habilidades. A estratégia desse guia também é extremamente efetiva para o chefe final de Metaphor: ReFantazio, então considerem esse guia como um 2 em 1!
Por se tratar de um chefe endgame, esse guia estará repleto de spoilers sobre arquétipos especiais, portanto, se você ainda não chegou na reta final de Metaphor: ReFantazio, recomendo que não prossiga com a leitura para não estragar nenhuma surpresa.
Formação do grupo e arquétipos
Protagonista
Para o protagonista, usaremos o arquétipo príncipe, o arquétipo real despertado durante os acontecimentos do capítulo anterior. Príncipe é extremamente necessário para toda a reta final do jogo graças as suas habilidades exclusivas, que estão entre as mais poderosas de Metaphor: ReFantazio. Uma dessas habilidades possibilita o jogador ter vários turnos extras, assim como os chefes, além de ter um dano explosivo principalmente contra humanos.
Recomendo fortemente que todos os personagens usados para a luta estejam pelo menos no nível 60, com seus arquétipos no nível máximo.
Strohl
Precisaremos de um grande causador de dano físico para essa estratégia, e Strohl, sendo o personagem com a maior capacidade de dano físico em Metaphor: ReFantazio, é o candidato perfeito para isso! Para otimizar essa estratégia, será necessário que o jogador tenha acesso ao arquétipo Comandante e evolui o arquétipo alguns níveis, ganhando acesso a habilidade Formação de Vigor.
Para a batalha contra o dragão, Strohl deve ter acesso a seu arquétipo real, Nobre Guerreiro.
Junah
Precisamos de um personagem com uma habilidade para amplificar ao máximo o dano físico do grupo, e ninguém faz isso tão bem quanto Junah! Considerada como a ”faz tudo” de Metaphor: ReFantazio, Junah tem habilidade únicas de suporte extremamente poderosas. Além de amplificar o dano físico do grupo, Junah também será responsável por usar Makarakarn em Strohl em seu segundo turno, garantindo que o chefe não tenha chance de se buffar demais e morra com certa rápidez.
Para ter acesso a Makarakarn, o jogador precisa ter acesso ao arquétipo Farsante e evolui-lo até o nível 20. Para a batalha contra o dragão, Junah também deve usar seu arquétipo real, Nobre Dançarino Mascarado.
Basilio
Assim como Strohl, Basilio será encarregado de causar o máximo de dano físico no chefe, além de abusar da habilidade Grito de Guerra, exclusiva do arquétipo Brutal.
Itens importantes
Ao derrotar os 3 primeiros dragões, seremos recompensados com itens extremamente poderosos, o que automaticamente nos leva a pensar: bom, devemos usar ele contra o último chefe né? Bem, em qualquer outro jogo essa seria a lógica correta, mas Metaphor: ReFantazio é uma caixinha de surpresas.
Ao utilizarmos qualquer uma das 3 recompensas durante a batalha contra Elegia da Alma, o chefe usará um ataque que dizimará toda a sua equipe em um único turno. Legal né? Para a nossa sorte, nossos Seguidores nos fornecem vários contatos pelo mundo de Metaphor, e um deles guarda o que seja talvez o item mais poderosos de todo o jogo.
Estou falando de um acessório chamado Manual de Racionalista, um item que faz com que habilidades de síntese tenham o custo de apenas 1 turno. Esse item é a chave de toda a nossa estratégia, já que basicamente usaremos apenas habilidades de síntese para atacar em todos os turnos.
Para termos acesso a esse item, precisamos evoluir nosso relacionamento com Alonzo, já que ele é o responsável por melhorar o estoque de itens das lojas de magia espalhadas pelo mundo. Cada loja de magia vende até 4 unidades do Manual de Racionalista, possibilitando que o jogador equipe todos os personagens com o acessório.
Não esqueça de equipar acessórios que aumentem status como força para Strohl, Basilio e o protagonista, já que toda a estratégia ira girar em torno de causar dano físico no chefe em todos os turnos. Armas endgame também serão um grande diferencial, portanto certifique-se de ter em suas maõs as melhores armas disponíveis nesse ponto do jogo.
Luta contra o chefe
Para começar, o primeiro turno sempre será seguirá a seguinte ordem: Junah > Basilio > Strohl > Protagonista. A ordem dos turnos não exatamente afetará o andamento da estratégia, mas é importante prestar atenção em qual habilidade usar em cada turno caso a ordem esteja diferente da mostrada no guia.
No primeiro turno com Junah, utilize a habilidade síntese Investida Mascarada. Essa habilidade amplificará o dano físico de todo o grupo até o final dessa rodada.
Com Basilio, utilize Grito de Guerra para diminuir a defesa do chefe por 3 turnos. Com Strohl, utilize a habilidade Formação de Vigor para fortalecer ainda mais nosso dano durante os próximos turnos.
No turno do protagonista, utilizaremos uma das habilidades mais poderosas de todo Metaphor: ReFantazio, e o motivo do arquétipo príncipe ser tão poderoso: Brado heróico. Essa habilidade concede ao nosso grupo mais 4 turnos bônus, permitindo que o jogador tenha até 12 turnos no máximo por rodada.
No próximo turno de Junah, utiliza a habilidade Makarakarn em Strohl, com o objetivo de garantir que o chefe não ganhe 1 turno extra durante a sua rodada com seus ataques de vento, além de encerrar mais cedo sua vez.
A partir desse ponto, utilize as habilidades de síntese de dano físico mais poderosas de Basilio, Strohl e do protagonista, como Corte Frenético e Espada Real. Caso tudo de certo, o chefe ficará com cerca de 20% de vida após o final dessa rodada, precisando de apenas mais um turno para que seja derrotado.
Graças ao efeito de Makarakarn, o chefe encerrará sua vez durante seu segundo turno, nos dando a chance perfeita para finaliza-lo durante nossa próxima rodada. Repita o processo usando Investida Mascarada e Brado Heróico, sem a necessidade de utilizar Formação de Vigor e Grito de Guerra novamente.
Caso o chefe não seja derrotado durante a segunda rodada, utilize a ferramenta para retroceder ao início da batalha e refaça o processo, já que daqui pra frente a eficácia dessa estratégia perde muito sua força graças a troca de arquétipos do próprio chefe, mudando suas fraquezas e forças elementais.
Caso consiga derrota-lo, parabéns! Você estará em posse da melhor arma para o protagonista de todo o jogo, e está mais do que preparado para enfrentar Louis pelo trono do mundo de Metaphor: ReFantazio!
E esse foi o nosso guia para derrotar o chefe Elegia da Alma em Metaphor: ReFantazio, espero que as informações e estratégias sejam de grande ajuda! Fiquem ligados aqui na Manual dos Games para mais guias e notícias sobre Metaphor: ReFantazio!