Não é de hoje que a inteligência artificial generativa, com sua capacidade de gerar textos, imagens e até vídeos, vem sendo motivo de conversa por toda a internet, seja com bons ou maus olhos, mas a Microsoft quer dar um passo ainda além com essa nova tecnologia.
IAs estarão presentes nos próximos jogos da Microsoft
Em Novembro já pipocavam informações sobre a Microsoft estar usando a tecnologia para fortalecer a área de jogos, mas até então nada concreto havia sido anunciado. Isso mudou agora, com a Microsoft revelando sua nova IA, Muse, que tem capacidade de criar e melhorar jogos, prometendo ajudar os desenvolvedores e os consumidores.
A IA Muse já consegue gerar ambientes e cenários baseando-se em imagens e em controles, entendendo como um ambiente 3D funciona, bem como a física de um jogo. A Muse foi treinada com base em gameplay feita por humanos no jogo do Xbox Bleeding Edge, totalizando sete anos de jogatina para a IA acessar e aprender. (Fonte: The Verge)
- Mortal Kombat 1: Confira em primeira mão o teaser do T-1000!
- Assassin’s Creed Shadows supera Star Wars Outlaws em reservas antecipadas
- As Branquelas 2 será produzido após Todo Mundo em Pânico 6, confirma Marlon Wayans
Ainda estamos cedo, mas progredindo
Claro, a IA da Microsoft ainda não atinge grandes patamares dos jogos, conseguindo gerar visuais em uma baixa resolução de 300×180 pixels(Um visual HD tem 1920×1080 pixels), mas com os modelos disponíveis, já podemos saber que em breve a IA irá ajudar a criar novos ambientes, mecânicas de gameplay e interagir com a física dos jogos de maneira inteiramente inédita.