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Microsoft | Quatro novas patentes sugerem aprimoramentos no controle do Xbox

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No mês passado quatro patentes, foram publicadas pelo escritório de patentes dos EUA após ser arquivado pela Microsoft em 1 de julho de 2017. Todas as quatro patentes parecem girar em torno de melhorias para os controles do Xbox One.

A seção de resumo de cada patente parece indicar que isso é algo que será limitado na aplicação aos gatilhos em um controlador, mas cada patente mais adiante detalha as vantagens e usos potenciais de maneiras interessantes. Para começar, as patentes explicam que, ao fornecer resistência e tensão, em vez de simplesmente vibrações, os controladores de feedback de força forneceriam mais imersão do que os controladores de feedback háptico.

“Embora um vibrador possa fornecer feedback na forma de vibração, um vibrador não pode ajustar qualquer outro estado percebido pelo usuário do gatilho, como resistência/tensão, velocidade de retorno e/ou um comprimento de deslocamento/rotação”, afirmam as patentes. “Além disso, um vibrador não pode mudar dinamicamente o estado percebido pelo usuário do gatilho com base em condições variáveis, como um parâmetro de um dispositivo de computação/videogame ou preferências do usuário.”

Um nível maior de imersão é, de fato, algo que cada uma das patentes investiga bastante, que é algo que será alcançado por meio de gatilhos dinâmicos que mudam de posição através do feedback de força baseado na situação do jogo.

“Essa configuração de acionamento de realimentação de força acionada por motor permite que o estado percebido pelo usuário do acionador seja ajustado dinamicamente de qualquer maneira adequada com base em quaisquer condições adequadas”, explicam as patentes. “Por exemplo, o estado percebido pelo usuário do gatilho pode ser alterado com base em um parâmetro de um dispositivo de computação ou um aplicativo executado pelo dispositivo de computação, como um parâmetro de jogo de um videogame. Em um exemplo, a resistência percebida pelo usuário do gatilho é ajustada dinamicamente para corresponder a características (por exemplo, comprimento de tração, peso de extração) de diferentes gatilhos virtuais de diferentes armas virtuais. Em outro exemplo, o estado percebido pelo usuário do acionador pode ser ajustado dinamicamente com base em diferentes preferências do usuário.”

O feedback da força é algo que tem crescido lentamente, mas com certa popularidade, ao longo dos anos, este definitivamente parece ser o próximo passo para controles. É muito provável que a Microsoft queira implementar algo assim em seus controles para a próxima geração de Xbox.

Publicado em 3 de janeiro de 2019 às 12:10h.
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