Após o mais recente desdobramento do caso Microsoft e Activision, o Google e a Nvidia Corp se posicionaram em desfavor da Microsoft em relação à compra da Activision Blizzard.
Dito isso, mais um capítulo dessa novela está prestes a acontecer, pois, de acordo com a Reuteurs, segundo suas fontes, a Microsoft vai receber um aviso antitrust da União Europeia por causa da aquisição da editora.
Situação complicada para Microsoft
Mas, antes de irmos mais a fundo quanto ao assunto, é importante esclarecer o que é o termo antitrust. Trustes nada mais é que a fusão ou união entre duas empresas de um mesmo ramo ou de áreas diferentes da economia, formando por consequência uma única companhia ou um grupo de associados de grande porte.
Ou seja, quando acontece o Truste (a União, Fusão das empresas), isso resulta em um controle maior de um determinado ramo de mercado, ou seja, quando acontece a Fusão de grandes empresas (Microsoft+Activision= Monopólio do Mercado Gamer).
Nessa linha, quando fala-se em Antitruste, entende-se que é um termo e um recurso utilizado, tanto no direito empresarial brasileiro, bem como nos direitos de outros paises, para evitar que um grupo ou duas empresas de grande porte se fundem e monopolize o mercado, se caso isso aconteça, isso pode surgir o famoso Monopólio como esboçado anteriormente.
Nesse sentido, de acordo com órgão antitruste da UE foi estabelecido uma data (11 de abril) para sua decisão sobre o acordo.
Sendo assim, de acordo com a Microsoft em um comunicado enviado à Reuters: “Continuamos a trabalhar com a Comissão Européia para resolver quaisquer preocupações do mercado. Nosso objetivo é trazer mais jogos para mais pessoas, e este acordo irá promover esse objetivo”.
Todos contra a compra da Activision pela Microsoft
Em suma, em dezembro, a Comissão Federal de Comércio dos EUA anunciou planos de abrir um processo para impedir a aquisição da Activision pela Microsoft, que segundo a Comissão Federal dos EUA, isso permitiria à empresa “suprimir concorrentes” em seus consoles Xbox e seu conteúdo de assinatura e negócios de jogos em nuvem, ou seja, a Microsoft ao comprar Activision irá monopolizar o mercado.
Por fim, se essa compra for aprovada, isso será um grande pesadelo para as demais concorrentes da gigante Americana, logo, esse recurso Antitruste será de grande valia para evitar esse monopólio e deixar a livre concorrência correr livremente.
Confira outras notícias recentes abaixo:
- Attack on Titan ganha um teaser e data de lançamento
- Confira quais são os lançamentos para PlayStation que chegarão em 2023
- Suicide Squad: Kill the Justice League pode ser um jogo serviço
- Avatar: O Caminho da Água pode passar Homem Aranha: Sem Volta Para Casa nas bilheterias ainda essa semana
Por fim, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube para receber os conteúdos em primeira mão!