A Microsoft divulgou suas demonstrações financeiras do último trimestre, e embora haja muitas informações para analisar os vários setores em que a empresa está representada, da computação em nuvem a tablets, o que estamos interessados em saber é sobre a área de jogos.
No geral, a notícia é ótima. A receita de jogos subiu 8% em relação ao ano anterior, para US $ 4,23 bilhões, impulsionada principalmente pelo crescimento dos serviços na área de software. A Microsoft atribui isso principalmente a “um título de terceiros”, embora seja bastante claro qual deles significava. No outro lado da escala, no entanto, o hardware caiu 19%. No ano passado, este período teve o lançamento do Xbox One X, por isso faz sentido que a sua receita de hardware seja inferior comparativamente, e isto também parece estar relacionado com relatórios recentes sobre o desempenho global do hardware da Xbox.
Usuários mensais médios aumentaram em 8%, para 64 milhões de usuários agora. Isso conta com usuários ativos no Xbox 360, Xbox One, telefones, PCs e até mesmo no Minecraft para Nintendo Switch – embora a definição exata de “usuário ativo” usada para calcular essa métrica seja obviamente desconhecida.