A Microsoft anunciou que a loja de jogos digitais do Xbox 360 será encerrada em 29 de julho de 2024. Isso significa que aproximadamente 220 títulos do console deixarão de estar disponíveis para compra.

Segundo Phil Spencer, chefe da divisão de jogos da Microsoft, a empresa está ciente dos prejuízos que essa decisão pode causar para a preservação histórica dos jogos. Por isso, ele afirma que está trabalhando para encontrar meios de garantir que esses títulos ainda possam ser jogados.
Em entrevista à Eurogamer, Spencer disse que “adoraria encontrar soluções” para permitir que esses jogos continuem disponíveis. “Há uma lista de 220 games que não são retrocompatíveis, e eu tenho essa lista na minha testa, e tipo, como podemos garantir que você ainda vai poder jogá-los?”, comentou o executivo.
Spencer também explicou que a Microsoft está analisando maneiras de disponibilizar esses jogos em outras plataformas, como o PC. No entanto, ele reconheceu que isso não é uma solução simples, pois muitos desses títulos são exclusivos do Xbox 360. Alguns títulos que tem retrocompatibilidade com a nova geração continuarão na loja mesmo depois do dia 29.

Enquanto a Microsoft ainda não anunciou quais medidas tomará para preservar o catálogo do Xbox 360, a decisão de encerrar a loja digital do console é um alerta para a importância que as publishers devem ter para preservação dos jogos eletrônicos.
A Nintendo acabou com as suas lojas digitais para o Nintendo 3DS e o Wii U, e a Sony cogitou fazer o mesmo com as lojas do PS3 e do PS Vita, mas com fortes reclamações da comunidade acabaram desistindo. Mas o PSP não teve a mesma sorte, a Sony acabou encerrando o acesso a 35 títulos exclusivos do portátil.
Confira outras notícias recentes abaixo:
- Análise | Baldur’s Gate 3
- Top 10: Os jogos mais bem avaliados do ano até o momento
- Alan Wake 2 ganha uma gameplay mostrando mais detalhes da trama
- Primeiras Impressões da Beta do Mortal Kombat 1
- Game Pass: Os títulos da Activision Blizzard ainda devem demorar para chegar ao serviço, diz Phil Spencer
Por fim, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube para receber os conteúdo em primeira mão!