A mídia digital tem crescido cada vez mais a cada ano, e isso foi reforçado pelo último relatório financeiro da Sony, que divulgou as vendas totais de jogos ao longo do primeiro trimestre de 2025.
Vendas de mídia digital aumentaram em 3%
Em seu mais recente relatório financeiro, divulgado pela Eurogamer, a Sony afirmou ter vendido 76,1 milhões de jogos, sendo um número 3,5 milhões de unidades acima do mesmo período do ano passado. Desse total, 80% dos jogos vendidos foram em mídia digital, o que é um aumento de 3% em relação aos número divulgados em 2024.
Ou seja, do total das 76,1 milhões de unidades vendidas, cerca de 15 milhões de jogos de PS4 e PS5 foram em mídia física. Para os fãs desse tipo de mídia, é uma notícia preocupante, já que com os números caindo a cada ano, as empresas eventualmente podem parar completamente de investir nesse tipo de mídia, que sai mais caro de se produzir.
A mídia digital tem a vantagem de permitir que você já baixe e jogue o produto no ato da compra, ou assim que o título fica disponível, no caso de uma pré-venda. Enquanto mídias físicas tem a vantagem de, além de você poder escolher colecionar as caixas, você também poder revender o jogo assim que termina de jogá-lo, conseguindo uma parte do dinheiro para comprar outro jogo de sua escolha, e assim sucessivamente.
- Sony considera aumentar preço do PS5 por consequência das tarifas de Trump
- Death Stranding 2 sofre reajuste de preço na PS Store brasileira antes do lançamento
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Xbox foca cada vez menos em mídia física
Alguns jogos da plataforma da Microsoft nem chegam a receber uma versão em mídia física, como Gears of War Reloaded, que uma revendedora afirmou só ter recebido encomendas da versão física para PS5, mas não para Xbox. O Xbox Series X, o único com leitor, também não é mais encontrado no Brasil, o que praticamente obriga os consumidores da marca a consumirem apenas mídia digital.