Monster Hunter Wilds, o novo capítulo da popular franquia da Capcom finalmente está entre nós, dando início a uma nova geração de Monster Hunter! Como todo jogo novo da franquia, milhares de novos caçadores se aventuram pela primeira vez por esse universo fantástico criado pela Capcom, e acabando se sentindo um pouco perdidas com tanta informação.
Apesar de Monster Hunter Wilds contar com um bom tutorial, muita coisa ainda pode passar batido pela maioria dos jogadores novatos. Pensando nisso, trazemos algumas dicas iniciais para você, caçador de primeira viagem que escolheu as Terras Proibidas para suas primeiras caçadas!
Comece com tudo em Monster Hunter Wilds!
Descubra seu estilo de jogo
Antes de mais nada, preciso deixar uma coisa bem clara: TODAS as armas são viáveis contra todas os monstros presentes em Monster Hunter Wilds. Claro, algumas armas se dão melhores contra alguns monstros específicos, mas de maneira geral, todos os playstyles que as diferentes armas do título trazem pra mesa tem o seu valor do início até o endgame.
Ao iniciar sua jornada em Monster Hunter Wilds, você poderá escolher a sua arma inicial, podendo seguir uma recomendação de Gemma ou escolher por si mesmo. Apesar de parecer uma decisão difícil e escolher uma arma inicial seja um caminho sem volta, as coisas não funcionam bem assim em Monster Hunter. Você pode alterar entre suas armas a qualquer momento, e para descobrir qual delas melhor se encaixa no seu estilo de jogo, nada melhor do que utilizar o campo de treinamento!
Para acessá-lo, basta abrir o Mapa-Mundi de Monster Hunter Wilds a partir do mapa de qualquer área do jogo, e selecionar a Área de Treinamento.
Na Área de Treinamento, você poderá testar todas as diferentes armas do jogo, utilizando um uma carroça cheia de barris como um alvo improvisado. Teste todas as armas e descubra o potencial de cada uma delas antes de decidir masterizar qualquer uma das opções.
Explore os mapas de Monster Hunter Wilds
Eu sei, seguir a missão principal para enfrentar novos monstros logo é uma tentação muito grande, porém, antes de seguir para o próximo desafio, explorar por completo o mapa em que você está atualmente é extremamente importante por vários motivos, como descobrir localização de vários recursos e localização de monstros.
Além disso, também é possível montar alguns acampamentos ao redor dos mapas de Monster Hunter Wilds, que funcionarão como ponto de viagem rápida, sendo de grande ajuda entre uma caçada ou em uma sessão de farm de recursos.
Estoque recursos antes de começar uma caçada
Seguindo a deixa da dica anterior, estocar recursos é extremamente importante para o loop de gameplay de Monster Hunter Wilds, já que megapoções, antídotos e dezenas de outros itens consumíveis essenciais são encontrados apenas nos mapas do jogo.
Um truque utilizado por caçadores veteranos, é dedicar de 10 a 15 minutos apenas para colher esses itens, traçando uma rota para colher os recursos que estão em falta em seu inventário por cada um dos mapas.
Procure ter sempre um estoque de 10 megapoções, 10 poções, 10 ervas e mel em seu inventário antes de seguir para uma nova caçada, além de claro, itens específicos para regiões ou para se curar de efeitos causados por monstros, como antidoto para enfrentar monstros de veneno, desodorante para monstros como Congalala, etc.
- Monster Hunter Wilds terá primeira grande atualização em abril
- Monster Hunter Wilds: confira as notas que o jogo vem recebendo
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Utilize os suprimentos da bolsa de seu Seikret
Seu Seikret não tem como função apenas te levar de um lado para o outro nas Terras Proibidas! Ao aceitar uma missão, sua bolsa estará cheia de itens que serão uteis em sua caçada, como poções de primeiros socorros, pó de vida, e itens específicos para aquela caçada como antidotos.
Após um certo tempo de luta, mais suprimentos serão adicionados a bolsa de seu Seikret, portanto, fique de olho e chame seu aliado de 4 patas quando ver mensagem avisando sobre a chegada de novos suprimentos!
Mire na cauda!
Você pode conseguir materiais específicos ao destruir certas partes dos monstros, como cabeça, tronco, patas e asa, porém o aspecto mais único dessa mecânica é na interação com os monstros que possuem caudas! Alguns desses monstros podem ter sua caudas arrancadas caso sofram dano o suficiente de armas cortantes, como lâminas duplas, transmachado, espada longa e espadão.
Não esqueça de pilhar a cauda arrancada do monstro antes de encerrar a caçada, caso o contrário todo o trabalho terá sido em vão!
Faça uma refeição antes de caçar!
Fazer uma refeição antes de iniciar uma caçada é um dos elementos mais clássicos e importantes de Monster Hunter, e claro que em Monster Hunter Wilds não podia ser diferente. Graças a nova mecânica de poder cozinhar uma refeição completa em qualquer hora e lugar, manter o tanque (ou no caso, barra de vigor cheia) está mais importante do que nunca!
Consumir uma refeição completa tem vários benefícios, como aumentar sua barra de vida e barra de vigor ao máximo, além de alguns buffs que variam de acordo com a combinação de ingredientes usadas. Os buffs de refeições podem variar entre 30 minutos a 1 hora de duração.
Também é possível apenas grelhar alguns pedaços de carne, desde que você tenha carne crua em seu inventário. Ao serem grelhados, sua carne crua pode se tornar um bife mal-passado, bife bem-passado ou até mesmo carne queimada, portanto, preste atenção para tirar a carne da grelha no ponto certo! Consumir carne te garante o buff de vida e vigor, porém, não possui nenhum buff extra, sendo uma opção para caçadas muitos longas ou para momentos ”sem tempo irmão”.
Forje todas as armas!
O sistema de forja de armas de Monster Hunter Wilds segue o padrão da série, em que todas as armas possuem várias árvores de criação, divididas por efeitos e materiais usados para sua criação. Dessa forma, até mesmo armas iniciais tem o seu valor, já que elas serão necessárias para avançar em sua árvore até chegar nas tão cobiçadas armas endgame!
Antes de seguir a história principal, tire um tempo para forjar pelo menos sua arma primária e secundária do seu último monstro enfrentado, já que não apenas ela poderá ser de grande ajuda no próximo desafio, como também será útil mesmo em estágios mais avançados do jogo, já que servirá de base para a criação de armas ainda mais poderosas!
Com essas 7 dicas essenciais, você está mais do que pronto para se aventuras nas Terras Proibidas de Monster Hunter Wilds! Fique de olho aqui na Manual para mais dicas e guias do novo título da Capcom!
Monster Hunter Wilds está disponível para PS5, Xbox Series X|S e PC.