A Naughty Dog é um dos mais, senão o mais importante estúdio da PlayStation nos dias de hoje, e essa fama vem desde o primeiro console da marca, quando Crash Bandicoot era considerado um dos mascotes. Porém, Crash não pertencia ao estúdio, e eles preferiram abandonar o personagem para criar uma IP que realmente fosse própria deles, e foi daí que surgiu Jak and Daxter.
Foi somente em 2001 que a Sony adquiriu definitivamente a Naughty Dog, e 23 anos depois, Andrew Gavin, um dos fundadores do estúdio, resolveu falar sobre o que motivou a venda. Em uma postagem em seu perfil do LinkedIn, Gavin explicou que a motivação foi por um fator que ainda permanece nos dias de hoje: o aumento exponencial dos custos de se produzir um jogo.
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Nos anos 2000, o orçamento da Naughty Dog para se produzir jogos já havia aumentado consideravelmente
O estúdio foi fundado nos anos 80, e Gavin explicou que, nessa época, um jogo custava menos de 50 mil dólares para ser produzido. Lançado em 1991, Rings of Power já havia aumentado os custos de produção para mais de 100 mil dólares, e numa janela de apenas 5 anos até o lançamento do primeiro Crash Bandicoot, em 1996, esses valores já haviam aumentado para 1,6 milhões de dólares de orçamento.
A Naughty Dog lidava com os próprios custos de produção utilizando os lucros do jogo anterior, mas quando chegaram no primeiro Jak and Daxter, lançado em 2001, o seu orçamento já estava chegando na casa dos 15 milhões de dólares, e estava cada vez mais estressante de manter a verba para cada produção.
“Vender para a Sony não era apenas sobre garantir um futuro financeiro para a Naughty Dog. Era sobre dar ao estúdio os recursos para continuar fazendo os melhores jogos possíveis, sem ser esmagado pelo peso dos custos exorbitantes e pelo medo paralisante de que um deslize arruinaria tudo.” Explicou Gavin.
“Olhando para trás, foi a decisão certa. Os jogos AAA só ficaram mais caros desde então. Os jogos de grande orçamento de hoje podem facilmente custar US$ 300, US$ 400 ou até US$ 500 milhões para serem desenvolvidos. Teríamos conseguido acompanhar? Talvez. Mas vender — para a parte certa — deu à Naughty Dog a estabilidade necessária para prosperar — e continuar fazendo os tipos de jogos com os quais sempre sonhamos!” Finalizou o cofundador.