A série Ninja Gaiden está de volta após quase 13 anos sem um novo lançamento, sendo o último título da franquia Ninja Gaiden 3, lançado em 2012. Com a mudança de mercado na época, a Koei Tecmo havia começado a investir em outras séries, como Nioh, e a jornada de Ryu Hayabusa foi colocada de lado, sem previsão de retorno. Isso mudou recentemente, com o anúncio feito na Xbox Developer Direct, onde não apenas foi revelada uma sequência para a franquia, mas também um remake completo do segundo jogo da série, revivendo-a com força total para este ano de 2025.
A dificuldade da franquia sempre foi um de seus traços marcantes, e alguns fãs questionaram se isso se manteria em Ninja Gaiden 4. O produtor da Team Ninja, Fumihiko Yasuda, juntamente com Yuji Nakao, produtor da PlatinumGames, garantiram que a série retornará totalmente focada na ação e na brutalidade, sem se afastar do gênero hack and slash, preservando a alta dificuldade e o combate incrível que sempre foram características da franquia.
Para aqueles que preferem uma experiência mais acessível, o jogo contará com opções de acessibilidade para reduzir a dificuldade, permitindo uma jornada um pouco mais tranquila. Contudo, ainda assim, os jogadores devem esperar desafios significativos no combate, que continuará sendo exigente em sua essência.
Sobre Ninja Gaiden
A franquia Ninja Gaiden nasceu em 1988, no NES (popularmente conhecido como Nintendinho). Desenvolvido originalmente pela Tecmo, agora Koei Tecmo, o jogo ganhou notoriedade por sua dificuldade extrema e desafiadora, até mesmo para os jogadores mais dedicados da época. Além disso, trouxe inovações em narrativa, apresentando uma história quase cinematográfica — dentro dos limites da tecnologia da época — em que o jovem Ryu Hayabusa busca vingança pela morte de seu pai.
- Xbox Developer Direct 2025: confira tudo o que foi mostrado
- Ninja Gaiden 2 Remake é anunciado na Developer Direct Xbox 2025
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Anos mais tarde, em 2004, a franquia foi revitalizada com o lançamento de Ninja Gaiden para Xbox, que apresentou gráficos modernos para a época, mecânicas aprimoradas e uma jogabilidade completamente reformulada, com foco em combate fluido e envolvente. Assim como o título original, essa nova versão da jornada de Ryu Hayabusa era extremamente desafiadora, exigindo dos jogadores o domínio completo das mecânicas de combate para que pudessem progredir sem muitas penalidades. Ambas as versões da franquia tiveram duas sequências, mas sofreram com a chamada “maldição do terceiro título”, sendo esquecidas por um longo período após o lançamento do terceiro jogo.