A Nintendo, Sony e Microsoft emitiram uma declaração conjunta sobre a tarifa de 25% proposta pelo governo Donald Trump nos EUA contra produtos chineses. Na declaração conjunta feita, as empresas destacam o impacto e os danos econômicos indevidos que as tarifas propostas sobre os consoles de videogames “teriam em todo o ecossistema dos videogames”.
De acordo com o comunicado, a tarifa não poderia “sufocar a inovação”, mas a tarifa de 25% poderia resultar em perda de empregos na indústria e prejudicar os consumidores e o varejo no processo. “Embora apreciemos os esforços do governo para proteger a propriedade intelectual dos EUA e preservar a liderança de alta tecnologia dos EUA, o dano desproporcional causado por essas tarifas aos consumidores e empresas dos EUA prejudicará – e não avançará – essas metas”, diz a carta conjunta.
Ele continua afirmando que os consoles são um produto especializado com uma “cadeia de suprimento complexa”. Em 2018, mais de 96% dos consoles de videogames importados para os EUA foram fabricados na China.
“As tarifas prejudicariam significativamente os negócios de nossas empresas e acrescentariam custos significativos que reduziriam as vendas de consoles de videogame e os jogos e serviços que impulsionam a lucratividade desse segmento de mercado”.
Você pode ler a declaração conjunta da Nintendo, Sony e Microsoft aqui.