A Nintendo ocupa um lugar único na indústria de jogos. Neste ponto, eles estão em grande parte fora da corrida no que diz respeito a gráficos e tecnologia, ao invés de oferecer tecnologia mais barata, mas com proposições mais exclusivas do que qualquer outra pessoa. Seu software é forte, as pessoas estão dispostas a comprar seus consoles apenas para jogar seus jogos, e seu hardware é barato o suficiente para ter promovido uma comunidade de desenvolvimento muito saudável entre os desenvolvedores terceiros.
Tudo isso para dizer que o Switch não está competindo diretamente com o PS4 e o Xbox One, um ponto que o executivo da Nintendo, Reggie Fils-Aime, parece estar ciente. Falando à Ars Technica, Fils-Aime disse especificamente que ele está competindo pelo tempo dos clientes contra todas as atividades de entretenimento, especificamente porque a Nintendo está visando um conjunto mais amplo de clientes para começar.
“Todo o resto do tempo [do cliente] é tempo de entretenimento”, disse ele. “É por isso que eu compito, minuto a minuto. Este tempo, você gasta navegando na Web, assistindo a um filme, assistindo a uma transmissão de uma conferência: esse é todo o tempo de entretenimento que estamos competindo. Meu conjunto competitivo é muito maior do que meus concorrentes diretos na Sony e na Microsoft. Eu quero competir pelo tempo. Quando faço isso, tenho que ser criativo e inovador para vencer essa batalha ”.