Virtua Fighter, a lendária franquia de jogos de luta 3D da SEGA, finalmente terá seu retorno triunfal após mais de uma década sem um novo título. Revelado durante a The Game Awards, o novo título está sendo desenvolvido pela RGG Studio, conhecido pela franqia Yakuza/Like a Dragon, e que recentemente trabalhou em ports de Virtua Fighter 5 para PS4 e PC.
Uma das grandes preocupações dos jogadores com título, é de que o novo Virtua Fighter siga os passos de seu grande rival, Tekken, e incorpore elementos não tão comuns na franquia, como golpes cheios de brilhos e as famosas ”magias”. Ao que tudo indica, o novo VF seguirá os moldes tradicionais, se mantendo um jogo puramente sobre artes marciais mais ”pé no chão”.
Virtua Fighter continuará prezando por movimentos realistas
Em entrevista a Famitsu (traduzida por Nicholas ”MajinTenshinhan” Taylor via EventHubs), Masayoshi Yokoyama, Produtor de Virtua Fighter, explicou sua visão para o novo jogo da franquia, usando o popular torneio de artes marciais K-1 para exemplificar a sua decisão de manter VF um jogo ”limpo”.
”Quando se trata de Virtua Fighter e a história ao redor dele, é muito similar ao K-1 para mim.”
”O K-1 foi originalmente um evento de organização de karate tradicional criado por Kazuyoshi Ishii. Os lutadores do K-1 usavam karate, kickboxing ou coisas que já estavam por aí a um bom tempo sem nada diferente. O entretenimento das lutas eram bem diferente de algo como o pro wrestling, não tinha nada muito ”flashy” e as lutas eram muitos planas. Mas ao adicionar o caminho e a história que levaram os lutadores até aquele ponto, se tornava entretenimento de primeira.”
”É por isso que você pode olhar para jogos que têm um Hadoken ou movimentos especiais chamativos como um tipo de entretenimento semelhante ao Pro Wrestling, enquanto o entretenimento que Virtua Fighter está buscando seria mais próximo do que o K-1 era,” declarou Yokoyama.
”Ao invés de mudar as regras e encher a tela de coisas brilhantes, gostaríamos de manter tudo plano e honesto e tenta melhorar esse lado da coisa. Da minha perspectiva, isso é o que temos que fazer.”
- Virtua Fighter 5 R.E.V.O. é anunciado de surpresa
- Remedy quer ser a Naughty Dog europeia
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Lançado em dezembro de 1993, o primeiro Virtua Fighter foi uma revolução para a indústria dos video-games, sendo um dos grandes responsáveis pela guerra dos jogos 3D instaurada entre o Sega Saturn e o PlayStation. Apesar da grande popularidade nos anos 90, a franquia da SEGA acabou perdendo espaço para seus concorrentes, principalmente para TEKKEN, que se consagrou como o grande campeão e o último sobrevivente do gênero de jogos de luta 3D.
Após o novo boom que os jogos de luta sofreram na última decada, impulsionado por Street Fighter 6, Tekken 7 e Mortal Kombat, Virtua Fighter voltou aos holofotes, com fãs clamando por um novo jogo da franquia. A SEGA testou as águas com o relançamento de Virtua Fighter 5 para PS4, e VF 5 R.E.V.O, que chega ainda esse mês para PC.
O novo Virtua Fighter ainda não tem um título definido, sendo chamado apenas de ”New Virtua Fighter Project”. É esperando que o título chegue para PS5, Xbox Series e PC.