O lançamento caótico de Cyberpunk 2077 deixou um legado
Antes de mais nada, não acho que devemos atirar pedras em Cyberpunk 2077, que hoje é um excelente jogo por sinal.
Logo após o anúncio do adiamento de Cyberpunk 2077, desenvolvedores começaram a receber ameaças de morte. Isso sem citar as milhares de ofensas em redes sociais e sim, algumas matérias bem duras por parte de nós jornalistas. Agora, imagine um profissional diante de toda essa atmosfera tendo que trabalhar dobrado e lidar com toda essa pressão para entregar o que para muitos era o jogo mais aguardado de todos os tempos.
Na minha opinião, todos nós: jogadores, mídia e o próprio estúdio, evidentemente, carregamos uma fatia proporcional desse bolo. Não consigo culpar apenas a CDPR pelo desastroso lançamento de Cyberpunk 2077.
Hoje adiamentos são melhores que lançamentos de “cyberpunks”
Recentemente, tivemos a revelação do primeiro gameplay de Sonic Frontiers e alguns fãs parecem não ter gostado muito do que viram. A preocupação foi tanta que alguns deles pediram pelo adiamento do jogo – por mais louco que isso pareça.
Aquela angústia por ter que esperar mais alguns dias ou meses pelo jogo que hypamos desde seu trailer de anúncio, foi transformada em alívio, sabemos que o adiantamento, na maioria das vezes, é uma etapa necessária e proporcionará uma experiência melhor no futuro. Afinal, vamos depositar um grande investimento financeiro e também o nosso tempo no game.
Starfield foi adiado para 2023 e eu, como alguém que espera ansiosamente pelo título da Bethesda, senti um grande alivio, pois isso mostra que o estúdio pretende entregar algo em perfeito estado. Mas e se Cyberpunk 2077 não tivesse tido aquele lançamento catastrófico em 2020, meu sentimento seria o mesmo? O estúdio adiaria o jogo?
Vale reforçar que não é sobre o adiamento ser uma coisa boa, os estúdios precisam sim ter mais respeito com os prazos, entretanto, imprevistos acontecem, sobretudo em um projeto tão enorme como é um jogo de videogame.
É sobre os jogos serem lançados quando de fato estiverem prontos. Cyberpunk 2077 educou todos nós!
Por fim, não deixe de acompanhar o Manual dos Games nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades em primeira mão! Facebook, Instagram e Twitter | Siga também Rebeca Pinho no Twitter, Instagram e TikTok.