Especiais Games

Os 5 Melhores Jogos de Samurai da História

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins
Melhores Jogos de Samurai

Melhores Jogos de Samurai… Taí um tópico que sempre me fez pensar bastante. Temos uma enxurrada de títulos sci-fi, na segunda guerra, guerras modernas… Mas, o Japão Feudal continua sendo um território pouco explorado. A ambientação era uma das “queridinhas” na época do PS2 e Ps3, no entanto, acabou sendo esquecida na atual geração de consoles.

Com a chegada de Ghost of Tsushima hoje (17), decidi revisitar o tempo e pesquisar quais são os melhores jogos de samurai já criados. Pra minha surpresa, e sorte, a lista foi bem fácil e tranquila de organizar. Segue abaixo cada um dos títulos. Vale mencionar que a ordenação foi feita tendo como base as respectivas datas de lançamento de cada um.

1. Total War: Shogun

O mais antigo da lista é um dos mais emblemáticos. Estou falando de Total War: Shogun, jogo famosissimo que marcou o começo da saga Total War. Estruturado como um RTS, jogo de estratégia em tempo real, você controla o líder de um clã e tem como objetivo conquistar a nação, implementando um Xogunato que nada mais é do que um regime militar.

O jogo foi muito elogiado pela sua fidelidade histórica e mecânicas inovadoras no gameplay, permitindo que elementos como religião, economia e espionagem afetassem as ações dos jogadores.

Os players selecionam uma entre sete facções para seguir sua jornada. Cada facção possui características próprias e, claro, vantagens únicas. Um exemplo é que o Clã Imagawa produz espiões de maneira mais eficiente, enquanto o clã Takeda produz unidades de cavalaria melhores que os demais.

Total War: Shogun foi lançado exclusivamente no PC no ano 2000.

2. Onimusha 3: Demon Siege

O segundo game do Top 5 pertence a uma franquia imensa que fez muito sucesso em sua época. Estou falando de Onimusha 3: Demon Siege.

A história do game se trata de uma sequência do antecessor, acompanhando o lendário Samanosuke em sua missão para derrotar o Lorde Oda Nobunaga, um ser nefasto que pretende conquistar o Japão com um exército de capirotos.

Muito bem avaliado e com um excelente desempenho comercial, Samanosuke divide o protagonismo do game com Jacques Blanc, um oficial francês que troca de lugar com o samurai. Jacques é vivido por Jean Reno, ator francês que vivia seu auge na época. A mecânica de viagem no tempo é bastante utilizada no jogo, principalmente na resolução de enigmas. O progresso de cada um dos personagens depende do outro.

O jogo foi lançado no PlayStation 2 em 2004. O Port de PC chegou um ano depois, em Dezembro de 2005.

3. Way of the Samurai 4

Ocupando a terceira posição, lembrando que é por ordem de lançamento, temos Way of the Samurai 4. O game é ambientado na cidade fictícia de Amihamá e exibe os momentos finais do Xogunato. Os jogadores podem criar seu próprio samurai, construindo sua jornada com base em um sistema rico de decisões levando em consideração o ano de desenvolvimento.

O título foi muito elogiado pelos seus gráficos e jogabilidade, apresentando uma variedade grande de estilos de luta e habilidades. Com mais de 10 finais diferentes, o título levantou um pouco de polêmica por causa de algumas atividades secundárias, como o sistema de Tortura que era ativado após você ser preso por conta de delitos cometidos.

O game foi lançado no Ocidente em 2012 na plataforma PS3. A versão de PC chegou três anos depois, em Julho de 2015.

4. Shadow Tactis: Blades of the Shogun

Na quarta posição temos Shadow Tactis: Blades of the Shogun, jogo de estratégia lançado em 2016 feito pelo estúdio Mimimi (não é zueira). Com uma jogabilidade similar a Comandos, o jogo se passa no período Edo, onde um Shogun unificou o país. No entanto, um senhor da guerra misterioso surge, ameaçando a paz do país.

É aí que entra em cena o samurai Oshiro Mugen, protagonista que é designado a matar o novo senhor da guerra a mando do Shogun. Você recruta quatro pessoas habilidosas pra ajudar em sua jornada.

A narrativa é cheia de plot twists e momentos emocionantes, tendo sido amplamente elogiada.

O jogo foi lançado em Dezembro de 2016 no PS4, PC e Xbox One.

5. NiOh

Na quinta posição, temos meu jogo de samurai favorito. NiOh chegou exclusivamente ao PS4 em 2017, entregando um dos melhores títulos do gênero Soulslike. Apesar de conter figuras históricas famosas, o game pende mais pro misticismo, colocando um grande foco nos Yokais.

Apesar de seu elevado grau de dificuldade, a obra já vendeu mais de 3 milhões de unidades, construindo uma base enorme de fãs ao redor do mundo.

Esse é o Top 5 de melhores jogos de Samurai. O que vocês acharam da lista? Concordam? Será que Ghost of Tsushima vai entrar para o Hall da Fama dos games samurainescos?


Para mais informações sobre games, acompanhe a Manual no Facebook, Twitter, Instagram e através de nosso canal no Youtube.

Publicado em 17 de julho de 2020 às 11:50h.
2020-07-17 11:50:57