Naruto é definitivamente um dos animes mais populares dos últimos anos e, com isso, vieram diversas adaptações diferentes. Algumas delas foram para o mundo dos videogames, o que acabou gerando jogos terríveis, mas também outros muito bons, que conquistaram muitos fãs ao longo dos anos.
Então, hoje, com isso em mente, nós preparamos uma lista completa com os 5 melhores jogos do universo de Naruto, de acordo com o Metacritic. Sendo assim, nesta matéria, listaremos todos os títulos da série, do melhor ao “pior”, com base nas notas agregadas pelo site. Sem mais delongas, vamos à lista:
Naruto: The Broken Bond – Metascore: 80/100
Naruto: The Broken Bond é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Ubisoft Montreal e é uma continuação direta de Rise of the Ninja. O jogo foi extremamente elogiado pela sua narrativa fiel, dedicada a cobrir o arco em torno do Sasuke. Ele impressionava muito pelo seu mundo semiaberto, muito bem representado, jogabilidade divertida e conteúdo opcional.
Por conta desses diversos pontos positivos, o jogo se destaca como o melhor da franquia, com uma nota 80 no Metacritic. Com certeza, um acerto e um dos melhores jogos para os fãs da franquia.
Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 – Road to Boruto – Metascore: 79/100
A série Ninja Storm é muito popular e foi responsável por refinar o gênero de luta de “arena”, entregando ótimas experiências aos fãs de Naruto. De acordo com o Metacritic, Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 – Road to Boruto é o melhor, trazendo gráficos em cel-shading e uma história que abordava a reta final do anime Naruto Shippuden, ao mesmo tempo que introduzia a nova geração com Boruto.
Jogabilidade fluida, história excelente e lutas adaptadas do anime com maestria tornam esse jogo um dos melhores de Naruto. Contudo, a fórmula Storm já estava desgastada, e isso impactou muito na sua nota.
Naruto: Rise of a Ninja – Metascore: 78/100
Rise of a Ninja foi o primeiro jogo do Naruto a ser desenvolvido no Ocidente. A responsável pelo título foi a Ubisoft Montreal, que trouxe uma nova proposta para esse jogo: uma aventura em mundo semiaberto que possuía elementos de RPG. Outros pontos de destaque foram a adaptação da história e, principalmente, do mundo de Naruto.
Para completar, a progressão é um elemento importante: à medida que a campanha ia se desenrolando, Naruto ficava ainda mais forte e com mais habilidades, de uma forma bem similar ao que acontecia no anime, o que acabou conquistando o coração de muitos e garantiu um 78 no Metacritic.
Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 – Metascore: 77/100
Esse é, pessoalmente, o meu Ninja Storm favorito. Joguei muito durante a época do colégio com os amigos e era extremamente divertido. Ele adaptava o arco da Quarta Grande Guerra Ninja, que é um dos momentos mais épicos do anime. Além disso, trouxe um sistema de luta contra chefes em uma versão cinematográfica que surpreendia, além de melhorias gráficas que elevaram a qualidade da experiência.
Por fim, a jogabilidade era extremamente divertida e responsiva, com um grande elenco de personagens para você experimentar, muitos deles com habilidades e estilos de jogo distintos, como tínhamos no anime. Realmente, um jogo marcante e, com certeza, o favorito de muitos, com uma nota 77 no Metacritic.
Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2 – Metascore: 76/100
Esse é o terceiro Ninja Storm na lista, dá para sentir que essa série foi muito popular, né? Mas este aqui dá para se dizer que foi o mais importante, ao buscar adaptar o arco mais maduro e emocional, do início de Naruto Shippuden até o confronto com Pain.
Pouca coisa muda de um Ninja Storm para outro; a jogabilidade costuma ser mais refinada, e um novo elenco de personagens é introduzido. Com o segundo jogo não foi diferente, e tenho certeza de que ele serviu como muito aprendizado para que a fórmula fosse cada vez mais refinada para os próximos títulos. Com certeza, o jogo é importante demais e merece sua nota 76 no Metacritic.
Conclusão
É difícil não sentir o potencial da saga Ninja Storm nesse top 5. Além de serem jogos que venderam milhares de cópias, também são títulos muito competentes, conforme detalhei. Contudo, acredito que a franquia possui potencial para entregar jogos que vão além de arena fighters.
- Sasuke clássico chega ao Naruto to Boruto: Shinobi Striker, confira data
- Live-Action de Naruto terá a direção de Destin Daniel Cretton, de Shang-Chi
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
A Ubisoft Montreal fez isso: trabalhou em jogos como The Broken Bond e Rise of the Ninja, que tinham uma pegada mais de aventura, com elementos de RPG, e que com certeza funcionaram e são muito bem lembrados, como podemos ver. Acredito que ainda podemos ter um jogo mais moderno com essa abordagem em um futuro próximo; seria interessante.