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Pai Gabriel Explica | Por que o controle do PlayStation tem triângulo, quadrado, X e círculo

Pai Gabriel Explica (ou PGE) é uma nova série de matérias da Manual dos Games onde vamos responder algumas questões interessantes do mundo dos games. A primeira matéria será sobre o controle do PlayStation e por que ele têm Triângulo, círculo, X e quadrado.

Bom, para entender o por que o design do controle é assim temos que voltar no tempo, mais especificamente para 1983 e olhar para a Nintendo. Depois de encontrarem sucesso no arcade e no lado dos jogos digitais, eles decidiram entrar no mercado de consoles domésticos, usando a inspiração de alguns de seus consoles portáteis como o Game and Watch para o controle. O nome desse console doméstico? O Nintendo Entertainment System (NES ou nintendinho).

O gamepad simples do NES ajudou a diferenciá-lo da concorrência. Um pad direcional para 4 lados na esquerda, 2 botões à direita e iniciar e selecionar botões no meio. Era fácil para qualquer um entender. 

O controle do NES definiu um novo padrão para a indústria de jogos e, à medida que novos sistemas eram introduzidos dos concorrentes, o D-Pad rapidamente se tornou um dos pilares, com os botões da direita variando em letras e números. A Nintendo então evoluiu o gamepad novamente, de uma forma que ainda vê sua influência até hoje. Mais dois botões foram adicionados à direita e dois botões foram adicionados na parte superior do controle.

super nintendo

A época do Super Nintendo também foi o tempo de uma colaboração entre a Nintendo e uma empresa de eletrônicos que você pode ter ouvido falar alguma vez: a Sony.

Pois é, a Sony estava trabalhando com eles para criar um acessório de CD-ROM que fosse compatível com o SNES e começou a trabalhar nele em 1988, dois anos antes do SNES existir. Na Consumer Electronics Show, em junho de 1991, a Sony anunciou a colaboração para o mundo. No dia seguinte, a Nintendo anunciou no show sua parceria com a Philips para fazer um acessório de CD-ROM. Uma surpresa para todos, especialmente para a Sony.

Isso criou um conflito óbvio entre Sony e Nintendo e estimulou a Sony a criar seu próprio console, o PlayStation, que seria lançado em 1994. O conflito da Sony e da Nintendo é um motivo que alguns acreditam que o controle do PlayStation adotou as formas de triângulo, círculo, X e quadrado.

Alguns acreditam que a Sony escolheu as formas que eles criaram, mas esse não é o caso e eles têm algumas razões muito específicas para suas formas e cores.

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Mas e todas essas informações vem de onde? Bem, o engenheiro da Sony Teiyu Goto falou isso em 2010. Teiyu projetou os controles do PlayStation e explicou que as formas e suas cores não eram apenas aleatórias, mas algo profundamente pensado. Ele disse:

Outras empresas de jogos na época atribuíam letras ou cores do alfabeto aos botões. Queríamos algo simples para lembrar, e é por isso que usamos ícones ou símbolos, e surgiu a combinação triângulo-círculo-X-quadrado imediatamente. Eu dei a cada símbolo um significado e uma cor. O triângulo se refere ao ponto de vista;

Eu tinha que representar a cabeça ou direção e torná-la verde. Quadrado se refere a um pedaço de papel; Eu tinha que representar menus ou documentos e torná-lo rosa. O círculo e o X representam decisões “sim” ou “não” e eu os fiz vermelho e azul, respectivamente. As pessoas achavam que essas cores estavam confusas e eu tive que reforçar para a gerência que era isso que eu queria.

O controle evoluiu ao longo dos anos, mas as formas e muito layout permaneceram os mesmos, tornando-os uma parte fundamental da identidade da marca PlayStations e muito mais do que um monte de formas aleatórias.

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