Games Notícias PlayStation Sony

Para ativar o crossplay, Sony exige pagamento, aponta documento da Epic Games

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins

Contrato da Epic só existem com a Sony

O crossplay é um recurso muito esperado entre os jogadores, independentemente do sistema. Alguns títulos, como Rocket League e Fortnite, já viram os benefícios da fusão de várias comunidades de diferentes consoles em uma experiência de jogo, embora, no caso da Sony, os desenvolvedores estivessem supostamente sendo cobrados pelo suporte ao crossplay. Por incrível que pareça, o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, confirmou que a Sony força o estúdio a pagar uma compensação por permitir o crossplay, via The Verge.

O crossplay é promovido há muito tempo pela Microsoft, que fez um convite à Nintendo e implementou o recurso entre os sistemas PC e Xbox. A Sony fez o mesmo com o PC para alguns títulos, embora por vários motivos, a empresa optou por bloquear o crossplay com outras plataformas no início. Isso mudou quando a Sony implementou uma fase “beta” para alguns títulos selecionados, Fortnite incluído, e finalmente declarou que as portas estavam abertas para qualquer estúdio que quisesse investir na implementação do crossplay.

Para ativar o crossplay, Epic tem que pagar a Sony

Após a continuação no processo Epic vs. Apple, alguns documentos relacionados à política da Sony vazaram. Basicamente, a Sony cobra royalties dos desenvolvedores pelo crossplay se a participação nos lucros da PSN for inferior a 85% em um determinado mês. Por meio de depoimento, o CEO da Epic, Tim Sweeney, confirmou que a Sony é a única detentora de plataforma que exige que a Epic pague uma compensação por crossplay.

A empresa japonesa também estipula na política que os editores não podem transferir moeda virtual da ou para a PlayStation e que deve haver uma configuração para desativar todas as interações entre plataformas.

A Epic Games abordou a Sony pela primeira vez em 2018 com uma proposta de crossplay. Gio Corsi, o então diretor sênior de relações com desenvolvedores da Sony, recusou o crossplay no PS4, afirmando que “muitas empresas estão explorando essa ideia e nenhuma pode explicar como o jogo entre console melhora o negócio do PlayStation”.


Para mais informações sobre games, acompanhe a Manual no Facebook, Twitter, Instagram e através de nosso canal no Youtube.

Publicado em 4 de maio de 2021 às 12:06h.
2021-05-04 12:06:37