Análises Games Notícias PC

Partitas | O novo indie da Steam para quem ama música

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins

Em maio a Steam publicou o puzzle Partitas baseado em melodias de músicas clássicas. Para a alegria dos viciados em música, o jogo desenvolve a audição com onze compositores e mais de 150 notas musicais a serem descobertas pelo player.

A premissa é simples: suas partituras estão manchadas e para restaurá-las você terá que ouvir a melodia e reescrever cada nota perdida. De início a ideia assusta quem não tem conhecimento em teoria musical, mas a disponibilidade de alternativas e a correção dos palpites errados resulta em diversão e tranquilidade tanto para músicos quanto para o público em geral.

Quem gosta de 8-bit vai se apaixonar pelo design. A ambientação é toda em pixels, incluindo fontes, cenários e alguns efeitos sonoros. Além das missões, o jogo ainda possui uma loja com itens para personalizar o cenário (no caso, seu quarto). Para ganhar moedas, basta vencer os desafios.

O repertório é feito de clássicos como Mozart, Bach, Schubert e Beethoven. Para a surpresa dos brasileiros, a compositora Chiquinha Gonzaga faz parte do portfolio de Partitas, que proporciona ao jogador ouvir as peças na íntegra ao final de cada desafio. Já o nome Partitas tem origem em uma série de seis obras de Johann Sebastian Bach escritas para cravos (parentes do piano atual).

Prós e Contras

Sobre os prós e contras do puzzle: é no modo de um jogador e possui classificação indicativa livre. Tem nove conquistas na Steam e está disponível por R$ 2,29. Desenvolvido pela novata Lotz, ainda não possui tradução para o português.

Algumas opções do jogo, como os botões de play e pause podem travar e será preciso reiniciar o jogo. Se a partitura não for concluída o progresso não será salvo. A loja também apresenta algumas falhas, que aparecem em momento aleatórios durante o uso do programa.

Nenhum dos erros interfere na jogabilidade, além de serem raros de se acontecer. A simplicidade do sistema é um ponto forte, por proporcionar intuição ao uso das ferramentas. Para quem já aprecia música clássica ou quem quer conhecer, o portfolio escolhido abrange vários compositores, de diferentes períodos.

Além disso, os créditos são muito claros: como resultado incentivam o jogador a procurar não só sobre os compositores mas também pelos pianistas que interpretaram a trilha. É um ótimo serviço cultural, incentivar o estudo da música e das artes em geral.

Desenvolvido por Lorena Triffoni e lançado em 10 de maio de 2021, Partitas está disponível em:
https://store.steampowered.com/app/1590270/Partitas/

Leia mais:


Para mais informações sobre games, acompanhe a Manual no Facebook, Twitter, Instagram e através de nosso canal no Youtube.

Publicado em 28 de maio de 2021 às 14:20h.
2021-05-28 14:20:30