Jogadores de Path of Exile, a hora finalmente chegou! A nova expansão do ARPG da Grinding Gear Games, chamada de Secrets of the Atlas finalmente foi revelada oficialmente para o público. A expansão traz uma quantidade massiva de novos conteúdos ao game, visando principalmente o endgame, mas claro, sem esquecer os jogadores que estão dando seus primeiros passos no game.
Fomos convidados pela GGG para conferir em primeira mão todas as novidades que estão chegando no próximo dia 13 de junho a Path of Exile, e olha… Temos MUITO pra contar!
Path of Exile: Secrets of the Atlas adiciona companions, novas mecânicas para o endgame e muito mais!
A nova expansão de Path of Exile marca o retorno de Zana, e junto com ela, uma série de novos desafios chegam ao Atlas, adicionando novos itens, mecânicas de gameplay inéditas e muito conteúdo, prometendo manter os jogadores engajados mais do que nunca no grind do game. Mas sem mais enrolação, vamos as novidades!
Thread of Memories
Eagon, um homem misterioso que os jogadores encontram durante o endgame de Path of Exile, descobriu algumas lágrimas que carregam lembranças antigas, que ao serem distorcidas pelo Atlas, acabam se tornando reais. Com essa nova descoberta, Eagon se tornou capaz de criar um vínculo com essas memórias e abrir portais para elas, dando origem a principal mecânica endgame da expansão.
Ao conversar com Eagon pela primeira vez, o NPC irá abrir algumas novas áreas em seu mapa, que podem ser influenciadas pelo seu Atlas Tree, Scarabs, Fragmentos, etc. Os monstros nessas novas áreas estão imbuídos com Memory Petals, que serão dropadas pelos monstros após serem derrotados, desbloqueando novas habilidades, que serão únicas para cada um dos mapas.
Essas novas habilidades terão os mais variados efeitos e serão parte integral da sua build durante a exploração das Threads, podendo influenciar coisas como drops de itens, impedir monstros de reviverem, aumentar o seu próprio poder ao derrotar os inimigos, etc. Claro, ao coletar várias Memory Petals, você poderá usar mais de uma dessas habilidades ao mesmo tempo.
Os chefes das Threads também darão recompensas que modificarão a sua progressão pelo novo conteúdo, deixando as coisas muito mais interessantes. Ao serem derrotados, os jogadores interagirão com um Altar, que aplicará modificadores a todos os mapas seguintes da Thread, que irão stackar conforme mais chefes forem derrotados.
As Threads também trazem 3 novos Pinnacle Bosses, e em cada uma desses chefes, o jogador irá se deparar com Zana na arena, presa nos fragmentos do seu passado. Cada um desses novos chefes recompensará os jogadores com novas recompensas únicas, que prometem ser os itens mais cobiçados de todo o game.
O novo conteúdo endgame de Path of Exile também adiciona uma nova mecânica de itens chamada Memory Strand. Todos os itens dropados nas Threads terão uma quantidade aleatória de Memory Strand que podem ir de 1 a 100. Quantos mais Memory Strands o item tiver, melhor ele será, influenciando também no poder ao craftar aquele item.
Os novos Pinnacle Bosses também droparão uma nova moeda que pode ser usada para modificar a quantidade de Memory Strands em algum item, tornando a nova mecânica parte essencial do grind endgame da expansão.
E falando em chefes… Uma surpresinha pode ou não ter sido deixada para os jogadores mais antigos de Path of Exile, com a adição de Exalted Orbs para The Shaper e The Elder…
Mercenaries of Trarthus
Uma das principais novidades da expansão é o novo sistema de companions, no qual os jogadores poderão contratar mercenários para ser uma mão amiga durante o grind em. Encontraremos vários desses mercenários pelo mapa, das mais diversas personalidades, builds e equipamentos equipados, incluindo habilidades únicas exclusivas, adicionando uma nova camada de profundidade a Path of Exile.
Ao encontrar um desses mercenários, o jogador poderá ver todos os itens e habilidades equipados no inventário do mesmo, e poderá recrutá-lo, pegar um de seus itens ou habilidades exclusivas ou manda-lo para o exílio, fazendo com que ele não apareça mais no seu mapa por um tempo. Claro que executar nenhuma dessas 3 opções será fácil, e será necessário duelar com o mercenário para provar a sua força.
Graças a variedade de equipamentos e builds possíveis para os mercenários, eles funcionarão essencialmente como uma extensão de seu próprio personagem, sendo essenciais para sua progressão pelo novo conteúdo endgame de Path of Exile. Mas lembre-se: apesar de poder recrutar até 3 mercenários, você poderá levar apenas 1 deles para campo.
Rework do sistema de Betrayal
Uma das grandes mudanças é o rework do sistema de Betrayal, que não mais obrigará os jogadores a escolherem entre derrotar o Syndicate Mastermind e resetar o progresso ou continuar o grind. Com o lançamento de Path of Exile: Secrets of the Atlas, a GGG traz para uma grande mudança que promete resolver o problema que boa parte dos jogadores enfrentava com o sistema.
A partir do 13 de junho, a luta contra o Mastermind estará completamente avulsa da mecânica de Betrayal, com a luta contra o chefe sendo acessada através de um fragmento que poderá ser dropado de Safehouse Leaders de alto nível. Também será possível montar o seu Betrayal Board da forma que quiser, sem mais resets ou outras inconveniências do sistema antigo.
O Mastermind também terá algumas novidades, podendo dropar novos itens que irão substituir os monster packs nos mapas endgame, além de mais algumas novidades como melhorias em seus itens e mais algumas surpresas. As recompensas dos Safehouses também sofreram um rebalanceamento, tornando o sistema no geral muito mais recompensador e menos complexo.
Balanceamento e melhorias de qualidade de vida
Além dos novos conteúdos, Path of Exile: Secrets of the Atlas traz uma série de melhorias de qualidade de vida, como a possibilidade de pausar o jogo ao abrir qualquer menu que preencha toda a tela. Ao sinal de lag ou ao ser desconectado durante o gameplay por qualquer motivo, sua partida será automaticamente pausada para evitar uma morte acidental, com excessão de arenas em que um debuff irá impedir que a função pause seja acionada.
Melhorias para os jogadores que jogam no controle também chegam junto com a expansão, além de mudanças em interações com alguns consumíveis em seu inventário.
Um balanceamento completo também chega junto a atualização, com a proposta de deixar o META do game um pouco mais em linha, buffando e nerfando habilidades e builds específicas. Todas as mudanças poderão ser encontradas na íntegra no patch notes da atualização.
E aí, pronto pra voltar pro Grind? Path of Exil: Secrets of the Atlas chega para PC e consoles no dia 13 de junho.