Notícias

Pesquisa mostra que porcos podem aprender a jogar videogames

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins
Pesquisa mostra que porcos podem aprender a jogar videogames

Porcos em videogames? Não, porcos jogando videogames

Não, você não leu errado o título. Pesquisadores da Frontiers in Psychology fizeram uma nova pesquisa na área de jogos, mais especificamente com porcos e videogames.

De acordo com cientistas que elaboraram um estudo, “os processos cognitivos, como memória, atenção e conceituação permitem que os animais demonstrem comportamento adaptativo em ambientes complexos e dinâmicos.” Os cientistas estudaram esses processos em macacos, ratos e pombos.

Desta vez, porém, os cientistas estavam olhando especificamente para porcos. Para testar as habilidades cognitivas de quatro porcos diferentes, os cientistas montaram videogames operados por joystick para eles jogarem. Já foi demonstrado que os videogames melhoram as habilidades cognitivas em humanos, então faz sentido usá-los para testá-los em animais.

Pesquisa mostra que porcos podem aprender a jogar videogames

Os cientistas criaram um jogo bastante simples em que os porcos deveriam “usar um joystick para mover um cursor até que ele fizesse contato com um alvo na tela”. Ao acertar o cursor no alvo, os animais receberam uma recompensa. Os animais foram capazes de entender que o joystick controlava o jogo e entender suas regras.

De acordo com os pesquisadores, o experimento tinha como objetivo testar duas habilidades nos porcos. Um: “o animal deve ter habilidades motoras suficientes para ser capaz de manipular um joystick.” Dois: “o animal deve ter a capacidade cognitiva de aprender que os movimentos do joystick controlam o movimento do cursor e que a colisão do cursor com o alvo é seguida por uma recompensa.” Devido ao grau de sucesso no jogo, os cientistas concluíram que todos os porcos “adquiriram a associação entre o joystick e o movimento do cursor” e que seus resultados foram “notáveis” e “indicativos de sua flexibilidade comportamental e cognitiva”.


Para mais informações sobre games, acompanhe a Manual no Facebook, Twitter, Instagram e através de nosso canal no Youtube.

Publicado em 12 de fevereiro de 2021 às 12:31h.
2021-02-12 12:31:09