Crítica pesada para o PlayStation 5 vem de ex-desenvolvedor da própria Sony
Na conversa em torno das diferenças entre o PlayStation 5 e o Xbox Series X, a Sony tem uma crítica de uma pessoa muito surpreendente. Chris Grannell foi designer de jogos sênior da Sony Computer Entertainment Europe por mais de uma década. Ele trabalhou pesadamente na franquia Fórmula 1, bem como em Wipeout HD: Fury e Killzone 2.
No final de março, os comentários de Grannell apareceram depois que ele foi um dos poucos especialistas do setor a falar sobre o assunto. Grannell disse na época que a diferença entre o desempenho do Xbox Series X e do PS5 era “bastante impressionante”, a favor do Xbox. Ele também disse que esse é um sentimento compartilhado por vários desenvolvedores de jogos com quem ele conversou. Partindo desses comentários, Grannell foi convidado a participar do RDX Podcast, onde falou mais sobre o PS5.
Durante o podcast, Grannell mostra a diferença entre o PS5 e o Xbox Series X simplesmente, dizendo que o PS5 pode ser “mais lento em vários tipos de caminhos do que o que a Microsoft montou”. Quanto à escala, Grannell diz que “a máquina que a Microsoft montou é uma fera absoluta em comparação com o que a Sony montou”. Esse sentimento, novamente, é aparentemente compartilhado entre os desenvolvedores com quem Grannell falou.
Para ficar mais específico, Grannell descreve que o PS5 pode ter problemas comparativos com o ray tracing em tempo real e “aqueles grandes jogos de terceiros como títulos de mundo aberto”. Mais tarde, ele elaborou no Twitter, pontuando que a Sony “lutaria para obter o equilíbrio certo (pois pode ser necessário fazer compromissos)”. Ele deixa claro que, se o PS4 e o PS4 Pro da Sony puderem rodar enormes jogos de mundo aberto lindamente, o PS5 também o fará.
Thanks for reaching out Charles. Sorry I wasn’t trying to discredit your article it’s the way some things come across. So with regards to that I was saying they would struggle with getting the right balance (as in may need to make compromises) not that the hardware can’t do it.
— Chris Grannell (@CJGrannell) April 22, 2020
A pergunta que Grannell levanta é se os desenvolvedores terceiros terão tempo ou recursos para fazer melhorias especiais para o hardware exclusivo do PS5. Ou se, mesmo que eles façam melhorias, compensará a diferença no desempenho puro de GPU e CPU em que o Xbox Series X tem uma vantagem.
O PlayStation 5 e Xbox Series X chegam ainda no fim deste 2020.
Veja também:
Para mais informações sobre games acompanhe a Manual no Facebook, Twitter, Instagram e através de nosso canal no Youtube.