O novo modelo do PlayStation 5 já está circulando pela Austrália sendo 300g mais leve do que sua versão original.
Nessa linha, a Sony não revelou o que foi alterado internamente, mas, o mistério foi resolvido. De acordo com Austin Evans, youtuber especializado em tecnologia, a nova versão possui um dissipador de calor bem menor. Dessa maneira, o console pode esquentar até 5º C a mais.
Não obstante, o criador de conteúdo desmontou o videogame por completo e teve a surpresa de encontrar o importante item em um modelo significativamente inferior, até visualmente.
Portanto, o novo dissipador de calor pesa em média 1.368 gramas, enquanto o original chega a 1.639 gramas. Por conta dessa redução, Evans destaca o aumento de temperatura do consoles em seus testes.
Confira a imagem de comparação entre as versões:

Todavia, o youtuber ainda descobriu que o novo modelo do PlayStation 5 está com um cooler diferente fabricado pela Delta Electronics.
Logo, o ventilador mais recente conta com 17 lâminas, seis a menos em comparação ao original. Por enquanto, não se sabe se tornou o videogame ainda mais silencioso.

Em suma, Austin finaliza dizendo que o aumento de temperatura do PS5 é esperado, pois não teria como diminuir o dissipador de calor significativamente sem ter algum impacto. Resta aguardar se o efeito no desempenho do console futuramente. A análise completa da nova versão do PS5 pode ser vista no canal de Evans.
Por fim, vale lembrar que o novo modelo do PlayStation 5 teve uma mudança no parafuso da base. Agora, não é mais necessário uma ferramenta para fixá-la. Além disso, teve uma atualização na placa de rede para melhorar o pico de Internet do hardware.
Veja também: