Pokémon Go, o jogo mobile em realidade aumentada dos monstrinhos de bolso mais famosos do mundo, foi uma verdadeira sensação durante seu período de lançamento em 2016, fazendo milhões de jogadores, inclusive brasileiros, saírem pelas ruas com o objetivo de pegar todos os pokémons. Apesar do título ter caído um pouco de popularidade, Pokémon Go continua firme e forte no mercado mobile, registrando cerca de 30 milhões de usuários ativos ao redor do globo, o que rendeu a Niantic outras parcerias com grandes desenvolvedoras, como a Capcom, que resultou no lançamento de Monster Hunter Now para os celulares.
Cerca de 9 anos após seu lançamento, a Niantic, desenvolvedora do jogo e de outros sucessos mobile como Monster Hunter Now, decidiu vender toda a sua divisão de jogos para a Scopely, empresa responsável por Monopoly Go e outros sucessos nos celulares.
Líderes de Pokémon Go se juntarão a Scopely após aquisição para dar continuidade aos jogos
Em um anúncio feito em seu site oficial, a Niantic informou a seus consumidores e acionistas que Pokémon Go, Monster Hunter Now, Pikmon Bloom e os estúdios internos da Niantic responsáveis pelo desenvolvimento desses jogos, serão vendidos para a Scopely. Segundo a Niantic, o valor da transação é de 3.5 bilhões de dólares, com um adicional de 350 milhões de dólares que serão distribuídos pela própria Niantic, totalizando 3.8bi.
Segundo a Niantic, esse movimento visa mudar totalmente o foco da Niantic para o mercado de IA geoespacial, tirando a empresa do setor de desenvolvimento de jogos totalmente. Com isso, a Niantic estará fundando a divisão Niantic Spatial Inc, que contará com um capital inicial de 250 milhões de dólares, sendo 200 milhões injetados pela própria Niantic e outros 50 investidos pela Scopely.
Com a fundação da nova divisão, a empresa almeja acelerar e expandir sua escala no setor de IA geoespacial, com o objetivo de se tornar uma pioneira do mercado, desenvolvendo IAs capazes de auxiliar as pessoas a melhor entender, navegar e engajar com o mundo físico.
- Pokémon Champions é anunciado
- Pokémon Legends Z-A recebe trailer e confirma lançamento para 2025
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Desenvolvimento e serviços de Pokémon Go e demais jogos não serão afetados
Com a venda de Pokémon Go e os demais jogos da Niantic para a Scopely, Kei Kawai e Ed Wu, líderes da divisão de jogos da Niantic, continuarão responsáveis pelo desenvolvimento dos títulos dentro da Scopely, garantindo que a mudança para a nova empresa não afete os jogadores negativamente.
“Tem sido uma alegria incrível servir centenas de milhões de Treinadores em nossa comunidade no mundo real nos últimos 10 anos, e eu realmente acredito que o melhor ainda está por vir”, disse Ed Wu, VP Sênior de Pokémon Go.
“Nossa missão continua clara: inspirar as pessoas a descobrir Pokémon no mundo real juntas. Com o total compromisso, experiência e recursos da Scopely, vamos fazer do Pokémon Go o melhor que ele pode ser — desde batalhas incríveis para milhares de Treinadores ao mesmo tempo em nossos eventos ao vivo até novas maneiras de se conectar com seus amigos e comunidade. O mais importante é que continuaremos focados na empolgação e na experiência de descobrir Pokémon no mundo real.”
Pokémon Go está disponível para Android e IOS.