Hardware Jogos Notícias

Porque comprar um Notebook Gamer

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins

Hoje a busca por equipamentos gamers está aumentando cada vez mais. A diversidade de produtos dentro deste segmento faz com que fiquem acessíveis para todos, desde quem pode gastar muito dinheiro até aquele que está com o orçamento limitado. Entre esses produtos estão os Notebooks Gamers, que ganham adeptos e causam discussões polêmicas no mercado.

Esses aparelhos estão ganhando os olhares da indústria e também dos consumidores, fazendo com que exista diversas opções disponíveis, com as mais diferentes configurações. Hoje em dia é possível achar modelos com especificações extremamente altas, que conseguem rodar qualquer jogo da geração atual em qualidade máxima.

Porque comprar um Notebook Gamer

Só existe um motivo para se investir em um Notebook Gamer: portabilidade. Muitas pessoas precisam transportar seus computadores para o trabalho ou mesmo para a faculdade, e muitos dos programas usados nestes ambientes não são tão leves mais, então acaba sendo necessário a aquisição de um modelo um pouco melhor que o básico.  

Neste cenário, nem todos possuem dinheiro para montar um Desktop Gamer e ter um notebook ou pouco mais básico, então para quem necessita da praticidade de levar seu computador para todo lugar e ainda sim é um exímio gamer, os notebooks gamers surgem como uma alternativa para juntar o útil ao agradável.

É válido ressaltar que notebooks comuns até conseguem rodar alguns jogos, mas não são indicados para isso. Além de seu baixo poder gráfico, eles acabam esquentando muito, pois não são construídos para conseguir dissipar uma quantidade muito alta de calor. Você pode sim conseguir jogar em notebooks normais, mas dependendo do jogo e das configurações, poderá ter problemas futuros.

Desempenho

Muitas pessoas ainda são atreladas à história de que notebooks gamers possuem um desempenho muito inferior a um Desktop com as mesmas configurações, mas isso já é passado! Os modelos mais atuais possuem uma diferença muito pequena em desempenho, pois seus componentes possuem a mesma construção dos componentes voltados para Desktop.

Essa diferença mínima se dá por conta de dois fatores: aquecimento e alimentação. Os notebooks gamers já são construídos para conseguir dissipar mais calor que um notebook normal, mas ainda sim sua refrigeração não é tão eficiente e potente como em um PC. Graças a isso em alguns momentos acabam tendo um pouco de seu desempenho limitado, tanto pelo processador quanto pela placa de vídeo.

A alimentação também é um fator que influencia um pouco, já que em computadores você consegue usar fontes com diferentes potências, diferente de um Notebook Gamer.

Saídas de ar do Asus ROG GL725VY                                                                                                                  

Foto: Divulgação Asus

Falando em números, notebooks gamers ficam abaixo de um Desktop cerca de 10% no máximo, em desempenho. Não é uma diferença irrelevante, mas também não atrapalha sua experiência final. Para ser mais preciso, confira um comparativo em alguns jogos famosos do mercado:

Jogo GTX 1060

(Notebook)

GTX 1060 6GB

(Desktop)

PUBG 56.5 FPS 67.3 FPS
CSGO 114 FPS 162 FPS
GTA V 51.9 FPS 61.2 FPS
Overwatch 75.2 FPS 100FPS
Fortnite 88.4 FPS 102 FPS
League of Legends 143 FPS 191 FPS

Fonte: Userbenchmark.com

Vantagens

A primeira vantagem de um Notebook Gamer é o motivo principal que leva qualquer pessoa a fazer sua aquisição: portabilidade. Você tem um grande poder de processamento para jogos que pode ser guardado na sua mochila e levado para qualquer lugar. Ter a mobilidade de levar seu equipamento principal para o trabalho ou faculdade é um ponto extremamente positivo.

Outra vantagem é o seu desempenho, que não fica devendo em nada para um Desktop Gamer. Caso opte pela aquisição de um Notebook, não precisará ficar no dilema de “será que um computador com essas mesmas configurações iria rodar esse jogo melhor?”. Além disso, o design dos notebooks gamers são um show à parte e com certeza você irá chamar atenção na sua roda de amigos.

Você também não precisa se preocupar em comprar teclado ou monitor, já que notebooks gamers já possuem isso embutido, inclusive alguns com telas de alta qualidade e taxas de atualização tão baixas quanto a de um monitor gamer.

Um dos Notebooks Gamers mais bonitos do mercado, o Razer Blade 15 possui uma tela com 144 Hz.

Desvantagens

O preço destes aparelhos é o principal fator que acaba espantando grande parte dos interessados em comprar um Notebook Gamer, isso porque eles são mais caros que um computador com as mesmas configurações, e essa diferença de preço tende a aumentar em configurações mais robustas. É o preço que se paga pelo fator portabilidade.

Outro ponto negativo é o upgrade. É extremamente fácil fazer o upgrade em Desktops, então se em um determinado momento você quiser evoluir sua placa de vídeo, será uma tarefa bem simples. Já no Notebook Gamer isso acaba se tornando um problema. Você até consegue adicionar mais RAM, trocar o HD e até colocar um SSD, mas algo fora disso é bem complicado de se evoluir.

A manutenção também é um problema tendo em vista que os componentes de um notebook são bem mais frágeis. Além disso, é muito mais fácil você abrir seu Desktop e achar o eventual problema, ou peça estragada quando comparado a um Notebook, seja ele gamer ou não.

Vale a pena?

Se você realmente necessita de algo portátil e quer desfrutar de uma experiência gamer, então comprar um Notebook desse estilo vale a pena sim. Você pagará mais caro, mas poderá ficar de cabeça fria quanto ao desempenho, que será tão bom quanto o de um PC Gamer.

Está decidido a comprar um Notebook Gamer mas está perdido em meio à tantas opções? Então clique aqui e confira essa lista com 10 sugestões de Notebooks Gamers.

Publicado em 11 de junho de 2019 às 11:33h.
2019-06-11 11:33:18