No começo dessa semana, a Windows Central revelou a existência do Projeto Kennan, um portátil da Xbox que está sendo trabalhado em conjunto com a Asus. O portátil é basicamente um mini PC, assim como o Asus ROG Ally ou o Lenovo Legion Go, e a Microsoft tem trabalhado com algumas fabricantes para deixar o Windows mais fácil de se trabalhar em dispositivos como esse.
Dispositivo será da Asus, mas aparência será mais de um Xbox
A principal diferença visual do Asus ROG Ally e do portátil da Microsoft, é que seu design está sendo feito para lembrar mais um dispositivo da marca Xbox, com botões e a parte onde se segura o console se assemelhando mais aos controles da marca. A Windows Central afirma que, se a produção caminhar sem problemas, o console pode ser lançado ainda no final desse ano.
Porém, o veículo também reforça que isso é essencialmente um PC portátil, o que significa que você não poderá trazer todos os jogos da sua biblioteca do console para rodar no aparelho. Apenas jogos que tem o selo de Xbox Play Anywhere funcionarão com uma compra única entre o portátil e os consoles Series S e Series X. Além disso, também será possível rodar outros jogos utilizando o serviço por nuvem do Game Pass.
Sobre o preço, acabará sendo um pouco mais caro que o modelo base do Steam Deck, com uma faixa de 499 a 599 dólares. Porém, esse valor pode sofrer mudanças por conta das tarifas que estão sendo implementadas dia após dia pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump, o que pode acabar encarecendo a produção do console até o seu lançamento.
- Xbox pode estar banindo jogadores por “aproveitamento de preços regionais”
- Novo Xbox pode não ser um console tradicional, sugere Jez Corden
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Portátil poderá ter 2 versões
Assim como o Steam Deck conta com versões de 3 faixas de preço diferentes, o mesmo pode ocorrer com o projeto Kennan. Ainda não se sabe quais serão as diferenças, com o portátil tendo um SSD maior em sua faixa de preço mais cara, ou realmente tendo uma diferença de potência em relação à memória e placa de vídeo entre as versões.
Aparentemente, a Xbox planeja revelar o dispositivo no meio do ano, geralmente quando ocorre a Showcase de verão, com lançamento programado para o final de 2025.