Análises Games

Primeiras impressões | Arcadegeddon

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins

Arcadegeddon foi anunciado no State of Play que aconteceu no dia 8 de julho. O game conta a história de Gilly, um simpático dono de um fliperama local que está tentando salvar seu negócio de uma megacorporação chamada Fun Fun Co. Para isso, ele cria um super jogo que acaba sendo hackeado e infectado com um vírus que você precisa deter para salvar o jogo e o último fliperama da sua cidade natal. Para cumprir esta missão, assumimos o controle de um avatar customizável, que possui poucas opções iniciais de personalização.

Batalhas

Arcadegeddon permite que você se conecte com amigos, o que faz com que a experiência seja ainda mais divertida.

Após um tutorial que nos ensina os principais comandos e movimentos, que não fogem muito do padrão, onde mirar, atirar, esquivar, escorregar e correr, é quase que automático, entramos neste mundo digital onde encaramos as primeiras missões. Durante a partida o objetivo principal é avançar dentro de um cenário amplo, eliminando hordas de inimigos utilizando diferentes armamentos que podem ser encontrados em caixas pelo ambiente e que contam com níveis de raridade e atributos diferenciados. A diversidade das missões está nos pontos de interesse e do que fazer com eles, onde pode ser o domínio de área, ou buscar uma chave e acionar um dispositivo, ou só chegar até o ponto final. O modus operandi de Arcadegeddon envolve ambientes cheios de inimigos que vão continuar surgindo até que o objetivo seja concluído. Mas não pense que vai ser moleza! A cada nível concluído a dificuldade aumenta. As moedas coletadas durante as batalhas podem ser usadas para aumentarem os desafios, mas tenha cuidado, uma vez que o jogador aumenta a dificuldade, ela não pode ser diminuída futuramente.

A desenvolvedora IllFonic já revelou que tem o objetivo de desafiar os jogadores, uma vez que acredita que o impulso para melhorar e ganhar maiores recompensas é o que faz os jogadores voltarem ao game.

Arcadegeddon combina elementos PVE – jogadores enfrentam criaturas guiadas por pelo próprio jogo – e PVP – jogadores podem enfrentar outros jogadores – que permitem que os jogadores operem, simultaneamente, enquanto lutam.

Um dos aspectos mais exclusivos do game, que os difere dos outros games desse estilo, são os mini jogos competitivos presentes nos mapas. São 30 mini jogos que servem para dar uma quebrada na gameplay e se divertir com sua equipe, onde sair vitorioso significa conquistar armas mais poderosas.

Armas e Habilidades:

Em Arcadegeddon além de espingardas, SMGs, Rifles de precisão e similares, você encontra armamentos que fornecem métodos mais criativos para derrotar seus inimigos, como uma arma que permite inflar os inimigos com ar até que eles explodam e danifique seus aliados próximos.

Os jogadores ainda possuem super poderes especiais que podem ajudar quando as coisas estão ficando fora de controle. Os poderes são desbloqueados a partir de desafios compridos durante as batalhas. Além disso, o nível do seu personagem pode ser aumentado coletando hacks que aparecem em baús nas fases.

Mapas e atualizações:

Arcadegeddon disponibiliza três mapas chamados de biomas onde cada um deles oferece características únicas. Um desses biomas é uma grade elétrica estilo neon que é a base do super jogo de Gilly e o alvo das tentativas de sabotagem da Fun Fun Co. O outro bioma parece uma ilha tropical com templos que foram criados por uma entidade desconhecida e é lar de uma presença mágica antiga. O último bioma é uma cidade futurista que está sendo tomada pela natureza após ter sido quase totalmente destruída por uma guerra.

A IllFonic revelou que possui um roadmap definido para a implementação de adições e melhorias para os próximos meses, até o lançamento oficial do game que vai rolar em 2022.

Acesso antecipado:

O game está disponível como acesso antecipado para o PlayStation 5 e PC, o que quer dizer que ele ainda está incompleto e não conta com todos os recursos pretendidos pelos desenvolvedores e ainda deve ser disponibilizado para outras plataformas. Esse tipo de acesso serve para os jogadores terem um gostinho da experiência e para os desenvolvedores coletar feedbacks para deixar o jogo final ainda melhor e de acordo com o que a comunidade espera.

A desenvolvedora do game também está trabalhando no desenvolvimento de um jogo cruzado, mapas adicionais, novas habilidades e muito mais. Seu lançamento definitivo deve acontecer em 2022.

Veredito!

Se você está procurando um game multiplayer colaborativo e competitivo bastante colorido e com muito potencial para horas e horas de jogatina online, Arcadegeddon não irá te decepcionar.

O visual do game brinca com um estilo cartunesco leve, colorido e estiloso e possui os ambientes cheios de detalhes. A trilha sonora se destaca com batidas de hip hop que deixam as batalhas mais emocionantes. No PS5, o game consegue usar as funcionalidades do Dualsense, como a vibração do controle que aumenta a imersão e os gatilhos sendo utilizados de maneiras diferenciadas, conforme a arma equipada, o que deixa a jogabilidade ainda melhor.

Neste primeiro momento e mesmo ainda em construção, o jogo se mostra bastante estável e bem acabado, porém um ponto a ser melhorado é que, infelizmente, o game não possui tradução em português e nem legendas, o que pode acabar dificultando o acesso de jogadores.


Para mais informações sobre games, acompanhe a Manual no Facebook, Twitter, Instagram e através de nosso canal no Youtube.

Publicado em 19 de julho de 2021 às 09:10h.
2021-07-19 09:10:52