Em todas as gerações, nós acompanhamos de perto o embate entre os consoles. Dessa vez, é o PS5 contra os Xbox Series S|X, consoles que possuem a proposta de entregar os jogos atuais na melhor qualidade possível. No entanto, nessa briga, o Xbox Series está perdendo, e por muito.
A informação vem da WCCTECH, que reuniu dados do The Wall Street Journal para realizar uma análise comparativa de desempenho entre ambos os consoles. O resultado é que a Sony continua a dominar este mercado, com o PS5 tendo vendido aproximadamente 61,7 milhões de unidades, enquanto os Xbox Series somam cerca de 28,3 milhões de consoles vendidos. Esses dados são de junho de 2024.
Contudo, as baixas vendas dos consoles da Microsoft não surpreendem os analistas de mercado, uma vez que o console mais poderoso da geração não possui exclusivos atraentes, e o foco continua sendo o serviço de assinatura Xbox Game Pass. Além disso, os jogos são lançados simultaneamente para computador, o que afasta possíveis compradores de adquirirem os consoles Xbox Series.
Enquanto isso, do outro lado, apesar da baixa frequência de lançamentos exclusivos, a Sony ainda mantém a estratégia de lançar os jogos de seus estúdios primeiro no console e, anos depois, para computador, via Steam ou PS5. Além disso, a Sony realiza parcerias com grandes estúdios third parties, como a Square Enix, que lançou, em 2023, Final Fantasy VII Rebirth. A soma desses fatores é muito importante para o consumidor, que considera títulos exclusivos o principal motivo para comprar um console.
Confira os gráficos:
Fonte: Eurogamer.
O PS5 Pro pode vender ainda mais que o Xbox Series
Apesar de uma line-up de exclusivos limitada neste momento, é possível que o PS5 Pro consiga vender ainda mais que a linha Xbox Series. Mesmo que o anúncio tenha tido uma recepção mista, muitos usuários já demonstram interesse em adquirir o novo console da Sony, que promete entregar visuais e performance de altíssima qualidade.
- PlayStation: consoles continuarão a ser o “núcleo” dos negócios da empresa
- PS5 Pro: Caixa não terá selo de resolução 8K, segundo imagens de varejista
- Atualização do PS5 pode ter causado problemas em alguns jogos
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Outra concorrente da qual a Microsoft precisa ficar atenta é a Nintendo, que está planejando o lançamento do Nintendo Switch 2 para 2025. Isso pode dificultar ainda mais as vendas dos Xbox Series. É importante destacar que, apesar de os consoles não serem exatamente lucrativos, eles garantem para as empresas uma base instalada que utiliza serviços de assinatura e adquire jogos através de suas lojas digitais, o que é fundamental para as marcas.