Desde que Clair Obscur: Expedition 33 lançou e foi um grande sucesso, muito se discutiu em torno de qual seria o orçamento do jogo, em uma época em que títulos AAA custam fortunas cada vez maiores, Expedition 33 conseguiu ser uma grande experiência com uma equipe muito mais modesta, de em torno de apenas 30 funcionários.
Kepler Interactive não quer revelar valores exatos de Clair Obscur
A publisher do jogo, Kepler Interactive, fez questão de afirmar que o orçamento total do jogo é bem baixo, mas sem dar valores precisos. O diretor de portfólio da empresa, Matthew Handrahan, acredita que todas as previsões de orçamento até o momento estavam erradas. As informações são da Kotaku.
“Todo mundo está desesperado para saber qual é o orçamento, e eu não vou contar, mas garanto que, se você pedisse para 10 pessoas adivinharem, acho que nenhuma delas acertaria o valor real,” ele disse. “Tenho certeza de que Mirror’s Edge e Vanquish custaram mais, digamos assim.” François Meurisse, produtor de Claire Obscur: Expedition 33 na Sandfall Interactive, concordou. “Eu diria que já vi muitas estimativas de orçamento que são todas maiores do que o orçamento real,” afirmou.
Vanquish e Mirror’s Edge foram jogos do PlayStation 3, o que significa que, o que era considerado um alto orçamento naquela época, não é mais bem assim. Os custos de se fazer um jogo AAA naquela época era algo em torno de 18 a 28 milhões de dólares, o que colocaria Clair Obscur: Expedition 33 em uma faixa de orçamento de 15 milhões de dólares para menos.
O que reforça ainda mais que, para se fazer um jogo de sucesso e alta qualidade, não é necessário criar orçamentos gigantescos. Claro, exceções aqui ou ali são necessárias, como GTA 6 que é um título de uma escala imensa. Mas já vimos vários casos de jogos com orçamentos altíssimos que acabaram tendo uma qualidade muito inferior a Clair Obscur: Expedition 33.
- Desenvolvedor de Clair Obscur: Expedition 33 não descarta uma versão para Switch 2
- Clair Obscur: Expedition 33 recebe patch cheio de melhorias
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Jogo do ano?
No momento, Clair Obscur é a maior nota do ano, com 92 no metacritic, e com certeza será um dos candidatos a Jogo do Ano. Ainda temos alguns lançamentos de peso, até porque estamos apenas na metade do ano, mas é inegável o sucesso do título francês.