Especiais Games Notícias

Relembre alguns dos jogos que geraram lucros ou prejuízos

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins
Jogos

Jogos que fizeram grande sucesso ou prejuízo financeiro

Nos dias atuais sabemos o quanto a indústria dos Games consegue gerar de lucros com seus diversos títulos lançados a cada ano. Entretanto muitas das vezes algumas produtoras se precipitam em lançar um jogo sem nem sequer ter completado o seu desenvolvimento. Portanto nestes casos um título pode não conseguir recuperar o valor da sua produção, tornando-se um verdadeiro fracasso da indústria. Já vimos diversos exemplos de jogos que conseguiram alcançar números incríveis de vendas, já por outro lado, tiveram alguns projetos que não alcançaram o resultado previsto.

Além disso, considerando-se este fato, podemos notar que ás vezes o marketing não é o suficiente para vender muitas unidades de um jogo. Então o site Betway, focado apostas em eSports, teve a ideia de realizar uma entrevista com um desenvolvedor de jogos. Nesta entrevista o convidado Matheus Martin, que trabalha na Unbelievable Gameworks, conversou com a equipe do Blog para explicar sua experiência com a produção de games e sua visão sobre o mercado.

No ano passado tivemos diversos títulos que podem servir como exemplo de grande sucesso ou de um imenso fracasso. O Among Us e Cyberpunk 2077 são os últimos exemplos de jogos que alcançaram um resultado positivo ou negativo respectivamente. No blog da Betway, você pode conferir uma lista com os títulos que eles separaram como os maiores faturadores de verba.

De acordo com a publicação do site mencionado anteriormente, a criação do Markus Persson conhecida como Minecraft, faturou cerca de US$ 2,5 bilhões ao ser vendido para Microsoft. Os resultados são impressionantes, visto que mostram a força dos jogos quando são bem otimizados e bem feitos.

Acredito que você já deve ter escutado o ditado que “a pressa é inimiga da perfeição”, ou seja, não adianta querer lançar o jogo de imediato. Embora ele esteja em estágio Gold, isto é, se encontre finalizado e pronto para chegar as lojas. Um ótimo exemplo de fracasso ao lado do jogo da CD Projekt Red pode-se considerar o Anthem, título da Electronic Arts (EA) que não obteve o alcance esperado e que não terá uma sequência.

Apesar de não sabermos se existe alguma formula ideal para os produtores focarem no desenvolvimento e divulgação do jogo, nós jogadores sempre esperamos por uma excelente experiência. Em muitos casos pode haver frustrações inesperadas, entretanto o recomendado será sempre aguardar pelo feedback da comunidade antes de realizar a compra. Portanto tomem muito cuidado, principalmente devido ao aumento considerável nos preços dos jogos, visto que estamos passando por uma pandemia global.

Para concluir, o lado positivo disso tudo é que vemos a indústria aprendendo com os erros praticados e evoluindo cada vez mais para evitar problemas futuros. Muitas produtoras hoje em dia optam por adiar os seus títulos para dar tempo de trazer uma experiência incrível para seus jogadores, principalmente quando se trata de franquias já consagradas.

E você, lembra de ter tido alguma frustração nos últimos anos? Qual o jogo que mais te decepcionou? E o que mais te agradou? Deixe nos comentários seus relatos!


Para mais informações sobre games, acompanhe a Manual no Facebook, Twitter, Instagram e através de nosso canal no Youtube.

Publicado em 2 de março de 2021 às 09:28h.
2021-03-02 09:28:02