A PlayStation é conhecida por seu catalogo de jogos exclusivos single-player de altíssima qualidade, encabeçadas por alguns gigantes da indústria como God of War, The Last of Us, Uncharted e Horizon. Apesar da alta qualidade desses jogos, a PlayStation sofre frequentes críticas de parte dos jogadores por uma prática que acabou se tornando uma das marcas registrada da empresa: as remasterizações e os ports.
Apesar de trazerem melhorias significativas se comparadas a versão original, as remasterizações dos jogos da Sony PlayStation não são recebidas de maneira muito positiva por parte da comunidade, que muitas vezes enxerga esses relançamentos como desnecessários. No entanto, a importância desses relançamentos para o ecosistema da Sony parece ser mais importante do que imaginávamos.
”Se gostarem dos singleplayer, devem apoiar as remasterizações e ports para PC”, afirma ex-chefe da PlayStation
Em entrevista para a Kinda Funny Games, Shuhei Yoshida, ex-presidente da divisão PlayStation, comentou sobre a importância das remasterizações e ports para PC dos jogos da empresa. Segundo Yoshida, os fãs e parte da imprensa não entendem o funcionamento de desenvolvimento de jogos, e a importância desses relançamentos para o desenvolvimento de novos jogos.
”“Falei com o Hermen ocasionalmente sobre as críticas de fazermos muitos remasters. Penso que as pessoas que se queixam sobre isso, pensam que Hermen ao invés de fazer algo novo ou espetacular usam os recursos para remasters.” Disse Yoshida.
“Tenho a certeza que este remake é feito por uma equipe diferente e dedicada, especialmente na versão PC, são feitas por especialistas, não penso que ele sacrifique algo ao fazê-lo, mas ao fazer remakes ou remasters, é muito mais barato de produzir e cria receita adicional e cria novos utilizadores para a propriedade, especialmente ao levar o jogo para o PC.”
Yoshida também reforçou a importância da existência desses relançamentos, principalmente em um período em que jogos estão cada vez mais caros para serem desenvolvidos. Segundo o ex-executivo da Sony, tais remasters são essenciais para financiar o desenvolvimento de novos jogos grandiosos.
“Ao trazer receita adicional, nos permite continuar a investir em grandes jogos, nos grandes singleplayers, que agora custam tanto, eles precisam de receita adicional, dos remasters e versões PC, para conseguirem fazer isso. Para eles, se gostarem dos singleplayers, devem apoiar as versões PC e os remasters, para que o Hermen continue a apostar em mais singleplayers.”
- Bloodborne: Yoshida afirma que Sony não investirá na IP sem Miyazaki
- Shuhei Yoshida afirma que teria evitado investir em jogos como serviço na PlayStation
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
As afirmações do ex-chefe da divisão PlayStation trazem uma nova perspectiva sobre o lançamento de remasterizações e ports para outras plataformas, principal sobre a importância desses relançamentos para que a empresa continue apostando em jogos singleplayer tradicionais.
Apesar da PlayStation ter entrado na corrida dos jogos como serviço, alguns de seus estúdios continuam focados em experiências single-player, como a Naughty Dog, que recém anunciou seu novo projeto singleplayer, Hypergalactic. A mais recente remasterização da PS Studios foi Horizon Zero Dawn Remastered, que chegou simultâneamente para o PS5 e PC, e você pode conferir nosso review completo clicando aqui.
Fonte: EuroGamer