Pesquisar

Análise (HQ) | Black Hammer, Origens Secretas – Jeff Lemire

Review (HQ) | Black Hammer, Origens Secretas – Jeff LemireA Editora Intrínseca segue investindo pesado no mercado de HQs, após publicações no calibre do multipremiado O Árabe do Futuro, história autobiográfica de Riad Sattouf, e a adaptação em quadrinhos do excelente livro Deuses Americanos, escrito por Neil Gaiman, em maio de 2018 a Intrínseca lança o primeiro encadernado que compila em 184 páginas as seis edições iniciais de Black Hammer, Origens Secretas, série idealizada por Jeff Lemire.

Jeff Lemire é um aclamando escritor e desenhista canadense, responsável por trabalhos como O Condado de Essex, publicado no brasil pela Editora Mino, em seguida passou a escrever e desenhar para o selo Vertigo da DC Comics, onde foi responsável por Sweet Tooth e The Nobody. Assinou um contrato de exclusividade com a DC em 2010, onde cresceu em relevância e passou a escrever para HQs como O Arqueiro Verde e O Homem Animal. Em 2014, já trabalhando pela Marvel escreve, dentre outras coisas, para os X-Men.

Antes mesmo de se firmar no meio, Lemire já havia estabelecido o conceito de Black Hammer, segundo o próprio autor, partindo do pressuposto de que nunca teria a chance de escrever quadrinhos de super-heróis mainstream, começou a trabalhar no que se tornaria a sua própria versão desse gênero, onde projetaria tudo o que gostava de fazer, histórias humanas e realistas sobre famílias e cidades pequenas.  E como resultado desse esforço criativo, após uma série de problemas e atrasos, Black Hammer foi lançada em julho de 2016 e premiada com um Eisner em 2017.

Black Hammer, Origens Secretas conta a saga de um grupo de heróis, que a duras penas, protegem Spiral City de um super vilão conhecido como Antideus (referência ao universo cósmico da Marvel e DC). Durante esse combate, um dos membros do grupo conhecido como Black Hammer se sacrifica para salvar a cidade. Como consequência desse ato, seus companheiros são misteriosamente transportados para uma fazenda nas imediações de uma cidadezinha rural, onde ficam aprisionados no tempo e se vêem forçados a levar uma vida pacata, escondendo seus poderes da população local da melhor maneira possível. O aprisionamento nesta cidade funciona como uma espécie de limbo temporal, em que para eles, as coisas ficam paradas em um intervalo específico de tempo, ao passo que para todo o resto tudo continua a transcorrer normalmente. O primeiro encadernado de Black Hammer explora a identidade e a origem de cada uma das personagens, que para se adaptar à vida nessa pacata cidade, se disfarçam, e criam uma “família”.

Review (HQ) | Black Hammer, Origens Secretas – Jeff Lemire

O HQ é completamente inspirado na era de ouro dos quadrinhos de Super Herói. Todos os protagonistas são homenagens diretas a personagens que marcaram a infância de Jeff Lemire. Vamos conhecer as origens de Abraham Slan, alter ego do Capitão América, líder do grupo e responsável por manter a família em equilíbrio. Gail, a Menina de Ouro, que faz referência ao Capitão Marvel, com a peculiaridade de que, ao pronunciar a palavra mágica “Zafran”, se transforma em uma garotinha superpoderosa, e no limbo temporal em que se encontra aprisionada, essa mulher de 56 anos de idade permanece presa na forma de uma garotinha. Barbalien, um guerreiro marciano, com poderes de metamorfose similar ao de John Jones, Caçador de Marte e membro da Liga da Justiça. A sinistra Madame Libélula, o confuso General Weird, que vive aprisionado entre a parazona e a fazenda, além de sua parceira robô, Talky-Walky, que busca incessantemente um meio de sair do limbo temporal em que estão aprisionados.

Review (HQ) | Black Hammer, Origens Secretas – Jeff LemireBlack Hammer, Origens Secretas é uma revista em quadrinhos excelente, mescla o que há de melhor entre o cenário de super-heróis main stream e as HQs alternativas. Em alguns pontos da história temos a impressão de estar lendo trechos de Watchmen, obra prima de Alan Moore.

A dinâmica dessa família disfuncional é um dos pontos altos da obra, cada personagem tem complexidade e personalidades próprias, se adaptaram e aceitam o aprisionamento nesta cidadezinha rural como podem e continuam buscando uma forma de escapar deste estranho local, escondendo seus poderes, levando uma vida medíocre, além de terem mais tempo do que gostariam para encarar seus próprios infernos pessoais.

Os desenhos de Dean Orston são espetaculares, diferentemente dos quadrinhos tradicionais, eles nos remetem a HQs clássicas da era de ouro e se encaixam como uma luva ao tom da história, a feição dos personagens é sempre carregada de desesperança e pesar. A coloração de Dave Stewart é bem acertada, reforçando o clima soturno e melancólico que acompanha os heróis.

É uma revista em quadrinhos que vai além do senso comum, capaz de agradar tantos os fãs de quadrinhos da Marvel e DC, quanto leitores mais alternativos, além de ser altamente indicada para novos leitores de quadrinhos. A HQ continua sendo lançada no exterior, e aguardamos ansiosamente pela sequência.

Black Hammer, Origens Secretas está à venda nas melhores livrarias por aproximadamente R$ 35,90, e nós garantimos, vale cada centavo! Se você se interessou pela HQ, pode ajudar a Manual dos Games comprando o seu exemplar AQUI.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: