A Capcom é reverenciada por fãs de jogos de luta de todo como a responsável por vários jogos considerados como os melhores de todos os tempos do gênero, tendo em seu currículo grandes clássicos como a franquia Street Fighter e os games da série Versus, que promovem grandes crossover entre os personagens da produtora com heróis da Marvel, animes e até mesmo com personagens de jogos de outras produtores.
Aproveitando o novo boom dos jogos de luta e a demanda pelo retorno de vários de seus clássicos, a série Capcom Fighting Collection foi criada com a proposta de apresentar os grandes jogos da produtora que até hoje servem de base para jogos de luta modernos para um novo público, além de claro, fazer a alegria dos jogadores saudosistas que viviam nos fliperamas durante os anos 90 e início dos anos 2000.
Com o Capcom Fighting Collection 2, a Capcom traz nova vida a grandes clássicos como Project Justice, Power Stone, e principalmente, um dos games de luta mais amados e competitivos de todos os tempos: Capcom vs SNK 2! Mas teria a coletânea atendido as expectativas? Confira em nosso review completo da coletânea!
Capcom Fighting Collection 2 vai muito além de uma simples coletânea – é a preservação de um legado
O final dos anos 90 e início dos anos 2000 foi um período um tanto conturbado para os jogos de luta, já que apesar dos fliperamas ainda estarem bombando no Brasil, nos EUA e Europa os consoles de mesa começavam a tomar conta do mercado, empurrando os jogos de luta para o que hoje conhecemos como a ”idades das trevas dos fighting games”.
Ironicamente, muitos dos jogos que hoje são reverenciados como os melhores de todos os tempos foram lançados durante esse período, e a coletânea Capcom Fighting Collection 2 traz vários desses títulos. Tendo como grande destaque Capcom vs Snk 2, um dos crossovers mais importantes de todos os tempos, o relançamento da desenvolvedora de Osaka também inclui clássicos como Street Fighter Alpha 3 Upper, Power Stone e até mesmo Project Justice (Rival Schools 2).
Assim como as duas coletâneas anteriores, a coletânea Capcom Fighting Collection 2 tem a proposta de trazer a versão de arcade dos games para os consoles, entregando uma qualidade de gameplay quase 1:1 com a que tinhamos no fliperama a 20 anos atrás, tanto na fluídez do gameplay quanto na qualidade sonora, sendo a versão definitiva de cada um desses jogos. Confira a lista completa dos games incluídos no pacote:
- Capcom vs SNK
- Capcom vs SNK 2
- Capcom Fighting Jam
- Street Fighter Alpha 3 Upper
- Power Stone
- Power Stone 2
- Project Justice
- Star Gladiator 2
THIS WILL BE A MATCH TO REMEMBER
Todos jogos da coletânea podem ser jogados tanto em sua versão americana quanto na versão japonesa, com alguns títulos possibilitando até mesmo jogar em versões anteriores a de sua última revisão para os arcades, podendo ligar ou desligar algumas correções como o roll cancel em Capcom vs SNK 2. Todos os games contam com todo o seu conteúdo de suas versões para os fliperamas, como personagens secretos (que podem ser desbloqueados direto no menu), modo arcade e modos de jogo extras como o modo história de Project Justice e o modo sobrevivência de Street Fighter Alpha 3 Upper.
A coletânea também conta com algumas melhorias de qualidade de vida e adições típicas dessas coletâneas como vários filtros diferentes, wallpapers e a possibilidade de alterar o tamanho da tela de exibição como 4:3 ou wide. A criação de save states também está de volta para a Capcom Fighting Collection 2, permitindo que o jogador pause uma run do modo arcade ou outros modos de jogo em qualquer um dos games do pacote e continue quando quiser.
Também podemos acessar um modo de treino dedicado para cada um dos jogos, que conta com algumas funções básicas de qualquer training lab como a possibilitar de programar alguns movimentos para o boneco de treino, possibilitando treinar e encontrar respostas para algumas situações específicas, podendo simular até mesmo diferentes latências.
A grande sacada do modo treino da coletânea é a exibição das hurtbox e hitboxes, mostrando com exatidão a extensão de cada uma das caixas, permitindo que o jogador saiba se ”golpe X pega ou não pega”.
A coletânea também traz modos online para todos os jogos da coletânea, com partidas ranqueadas e casuais para cada um dos títulos, fazendo uso do badalado rollback netcode para garantir que todas as partidas sejam extremamente fluídas, mesmo com latências consideradas altas.
É importante ressaltar não é possível selecionar versões anteriores ou desligar correções em partidas ranqueadas, como por exemplo, o roll cancel em CVS 2, o que pode ser considerado um ponto negativo para vários jogadores que apreciam o lado competitivo do game. Porém, é possível escolher entre as versões americanas ou japonesas nas partidas online, que apesar de não terem grandes diferenças principalmente relacionadas a balanceamento, possuem levem mudanças que justificam a seleção de versão.
Galerias e extras
Seguindo os moldes da Capcom Fighting Collection 1 e Marvel vs Capcom Fighting Collection, Capcom Fighting Collection 2 também conta com uma galera completa, trazendo artes usadas em posters oficiais, encartes usados nos gabinetes, concept arts, storyboards e até mesmo ideias iniciais de golpes de vários personagens.
A coletânea também conta com uma jukebox com todas as faixas dos jogos do pacote, incluindo tanto as versões originais quanto as remasterizações feitas especialmente para o game. A qualidade de todas as faixas presentes na galera é de extrema qualidade, podendo facilmente ser o lugar em que os jogadores mais nostálgicos passarão mais tempo em toda a coletânea.
Preservação feita do jeito certo
Capcom Fighting Collection 2 é muito mais do que apenas uma coletânea, é a preservação do legado e importância desses jogos para todo o gênero dos jogos de luta, se tornando a oportunidade perfeita para que novos fãs que chegaram no gênero com os lançamentos recentes apreciem e conheçam as raízes dos jogos de luta modernos.
É nítido o amor colocado pela Capcom nessa coletânea, podendo ser considerado um projeto feito de fãs para fãs, sendo uma aquisição quase que obrigatória para qualquer apaixonado por jogos de luta. E claro, o mais importante, Capcom vs SNK 2 finalmente pode ser jogado nos consoles modernos!
Esse review de Capcom Fighting Collection 2 foi escrito através de uma cópia de review do game para PS4, gentilmente cedida pela Capcom.
O Review
Capcom Fighting Collection 2
Capcom Fighting Collection 2 traz a versão definitiva de alguns dos jogos mais importantes de todos os tempos, preservando o legado do final da era de ouro dos fliperamas e trazendo uma pitada de modernidade como a adição de partidas online com rollback netcode, permitindo que fãs antigos revivam boas memórias e que novos fãs conheçam as raízes do gênero . Capcom Fighting Collection 2 vai muito além de apenas uma coletânea, sendo uma grande aula de como preservar jogos clássicos e apresentá-los para uma nova geração de apaixonados por jogos de luta.
PRÓS
- Capcom vs SNK 2 está incluído na coletânea
- Gameplay e áudio comparáveis a suas versões de arcade
- Seleção de jogos impecável
- Todos os títulos incluem suas versões americanas e japonesas
- Eu já disse que Capcom vs SNK 2 está incluído na coletânea?
CONTRAS
- Partidas ranqueadas não permitem desabilitar correções como roll cancel