Análises Destaque Jogos Lançamentos Playstation

Análise | Conan Exiles

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins

Howard criou um mundo implacável e cruel, onde seres místicos e mortais espalham o caos, e o perigo está em toda a parte, definitivamente não é um lugar para os fracos. Conan Exiles é um MMO de sobrevivência em um colossal mundo aberto ambientado nas brutais terras selvagens da Hiboriana, o universo fictício do bárbaro mais famoso da cultura pop.  Lançado para PC, Ps4 e XboxOne no último dia 08 de maio, o jogo foi desenvolvido pela Funcon.

“UM JOGO DE SOBREVIVÊNCIA EM MUNDO ABERTO”

Você é um exilado, expulso do seu povo e condenado a uma morte cruel por crimes cometidos no passado nas violentas Terras Exiladas, um lugar duro onde os fracos não tem vez, e só os mais fortes e resistentes podem conseguir viver.

O jogo tem início com o próprio Conan te libertando de uma morte lenta e brutal. A partir de então, você será abandonado a própria sorte e terá que conseguir os próprios meios para sobreviver nesse ambiente hostil, onde todos os elementos da natureza representam um risco real à vida do exilado.

As Terras Exiladas representam um mundo realmente vasto, que visualmente faz justiça e consegue capturar satisfatoriamente o universo criado por Robert E. Roward. Lá o jogador vai se deparar com cenários arrebatadores, e bem construídos do ponto de vista estético, florestas grandiosas, desertos e até mesmo ambientes glaciais, com resquícios de uma misteriosa civilização antiga.

Em uma terra de deuses vingativos, canibais sanguinários e monstros épicos, sobreviver vai ser mais desafiador que apenas coletar recursos. O jogador precisará explorar ruínas misteriosas em busca de fortuna e conhecimento.

Review | Conan Exiles

“O CAMINHO DO EXILADO”

Em Conan Exiles” você pode andar, correr, saltar e escalar. Você começará a aventura com nada além das próprias mãos, e terá que colher os escassos recursos que a terra te oferece para construir os meios adequados para administrar sua vida nesse ambiente nada amigável.

O esquema de customização de personagem é bem construído, além de escolher o porte físico do personagem, nudez parcial ou não, você poderá optar por umas das 11 raças que habitam o mundo de Conan e uma das diversas religiões e divindades que poderá adorar.

Como em um jogo comum de sobrevivência, você coletará recursos da natureza, como galhos, madeira, pedra, minérios, água e alimento, e por meio de um complexo sistema de criação de itens conseguirá construir os itens indispensáveis para a sobrevivência, abrigo, roupas, armas e ferramentas diversas.

O sistema de criação de itens é realmente complexo, e pode ser um desafio nas primeiras horas de jogo, onde além de coletar os recursos para construir as ferramentas indispensáveis à sua sobrevivência, o jogador precisará também armazenar comida e água para se manter vivo. São necessárias quantidades exageradas de recursos para construir itens básicos, o que pode ser inicialmente irritante e cansativo, é recompensador pela liberdade criativa dada ao jogador, já que é possível construir verdadeiros castelos e fortalezas durante o gameplay.

Review | Conan Exiles

Em “Conan Exiles” você poderá escravizar outros exilados (NPC’s), após capturá-los em combate, quebrar sua força de vontade prendendo-os a “uma roda da dor” até que eles aceitem o destino imposto.

O sistema de combate é interessante, apesar de ser talvez o elemento mais problemático do jogo. A partir do sistema de criação de itens, o jogador pode criar uma diversidade enorme de armas, armaduras e escudos, porém o combate em si possui uma série de bugs que comprometem o gameplay, dentre estes o mais prejudicial talvez seja a função de fixar a câmera no inimigo, ao fazer isso, os movimentos de esquiva e ataque ficam completamente comprometidos, não sendo raras as vezes em que o jogador fica preso em locais aleatórios ou é arrastado para cima do oponente.

A movimentação do personagem é quase sempre fluida, e apesar dos inúmeros bugs que ocorrem ao saltar, escalar ou nadar, continua funcional e não atrapalha de maneira prejudicial o gameplay.

Ao jogar “Conan Exiles” você terá a opção de jogar online ou em single player local. No modo single player local você pode hospedar um server na sua própria máquina, e jogar sozinho ou com amigos. Os modos de jogo online são PVP, o modo mais hardcore de jogo, onde além dos desafios naturais, o jogador precisará se defender e atacar outros exilados; PVE. Nesse modo de jogo os exilados não podem fazer mal uns aos outros, podendo apenas fazer alianças para explorar calabouços e enfrentar monstros e o PVE (Conflito), onde só poderá haver combate entre os jogadores em horários específicos do dia.

Review | Conan Exiles

“GRÁFICOS E TRILHA SONORA”

O mundo criado para Conan Exiles” é incrivelmente vasto e complexo, com uma infinidade de terrenos com aspectos de relevo e climas diferentes. Todos os cenários são grandiosos e épicos, apesar de os gráficos serem datados, não apresentando nada de excepcional para o que temos disponível na geração atual, são bonitos e bem construídos, com uma diversidade de elementos e espécies de monstros e animais realmente impressionante que motivam a exploração. A trilha sonora é ausente e quando percebida, não acrescenta muito à experiência de jogo.

Review | Conan Exiles

“CONCLUSÕES”

“Conan Exiles” é um jogo com progressão lenta e difícil. O sistema de criação parece exigir uma quantidade exagerada de recursos para a criação de itens, o que pode torná-lo cansativo, porém é um ponto em comum nos jogos do gênero.

O sistema de combate é um dos pontos mais problemáticos do gameplay, os bugs são frequentes, invasivos e atrapalham a experiência de jogo. Outro fator limitante é a pequena quantidade de jogadores por servidor, em um MMO, servidores que acomodam um total de 40 jogadores. Chega a parecer uma piada de mal gosto, é comum ter que esperar por longos minutos até conseguir entrar no servidor que abriga seu personagem. Apesar dos diversos problemas e bugs enfrentados no gameplay, mesmo após mais 45h de jogo a vontade de explorar esse mundo vasto e grandioso continua.

Conan Exiles é talvez um jogo de nicho, seguramente indicado para os jogadores mais hardcores que apreciam games de sobrevivência em mundo aberto. Se você não está acostumado a jogos do gênero, talvez não seja o início mais adequado.

“Gostou da temática do jogo? Então não deixe de conferir a nossa Review do livro Conan, o Bárbaro, lançado em dezembro de 2017  pela Editora Pipoca e Nanquim. ”


“Conan Exiles foi gentilmente cedido à Manual dos Games para análise pela Deepsilver

Publicado em 21 de maio de 2018 às 17:57h.
2018-05-21 17:57:54