Especiais Jogos Reviews e análises

Review | Frostpunk

Frostpunk, desenvolvido pela 11 Bits Studios, mesmos criadores de This War of Mine, é um game de sobrevivência e estratégia em um mundo gelado. No game você é quem governa a última cidade da Terra, e é seu dever administrar tanto seus cidadãos quanto sua infra-estrutura.  Mas não estamos lidando com uma sociedade em expansão ou uma nação em pé de guerra, mas sim com um povo devastado e sem esperanças, nas quais, as últimas forças estão diretamente relacionadas ao grande gerador de energia que fica no centro de tudo.

A desenvolvedora não quis simplesmente criar um game onde você deve criar uma cidade e mante-la. Em Frostpunk você tem um papel muito maior que esse, em prol de um bem maior: a humanidade.

História

A história de Frostpunk em si ocorre durante o século XIX. Depois de fugir de Londres com um grupo de refugiados, você como o jogador é encarregado de governar a última cidade na Terra muito depois do planeta ter visto a destruição devido à súbita Idade do Gelo. Nesta posição, você deve ajudar a manter a sanidade da sociedade enquanto gerencia tudo o que gira em torno da infraestrutura da cidade. No centro deste povoado está um gerador gigante que requer carvão para operar. Para obter o carvão, você deve colocar os seus trabalhadores para enfrentar a neve e o frio para reunir os recursos necessários.

Sobrevivência e esperança

O Frostpunk é um jogo de sobrevivência onde o calor significa vida e cada decisão tem um custo. Você enfrenta a tarefa de construir a última cidade na Terra e assegurar os meios necessários para que seu povo sobreviva. A sobrevivência é baseada esperança e vontade de viver. Sua capacidade de estimular e manter os dois em funcionando e na mente de sua população será um fator decisivo para o seu sucesso.

A sociedade é um grupo de pessoas que seguem as mesmas regras e compartilham crenças similares. Você deve estabelecer leis que regulem a existência de sua sociedade em crescimento. Decida sobre sua rotina de trabalho, saúde, distribuição de alimentos e outros aspectos cruciais da vida cotidiana. Mantenha sua esperança e contentamento – a condição moral da sociedade é tão importante quanto assegurar os meios básicos para mantê-los alimentados e seguros.

Existem vários fatores que você precisará compensar enquanto atende às necessidades dos habitantes de sua cidade. Por um lado, mantê-los aquecidos e saudáveis ​ está entre suas principais prioridades. Isso exigirá a coleta do carvão suficiente para alimentar o gerador que fornece calor para os edifícios. Se a temperatura cair muito, isso pode fazer com que algumas fábricas sejam desligadas para evitar riscos. Quando o gerador estiver funcionando, você poderá construir casas, edifícios e outras estruturas para que o calor disponível seja dispersado adequadamente.

Gameplay

O game tem animações muito boas e bonitas. O estilo de arte do Frostpunk é minimalista e detalhado, fazendo com que cada pedacinho de cor pareça frio ou quente. O design de som e a voz fazem do game ainda mais detalhado. Na verdade, o som de um vento frio é a primeira coisa que você recebe ao começar um novo jogo, o que mostra o quão desafiador o frio irá ser para sua civilização.

Graficamente o jogo é muito bonito. Trabalhadores traçam caminhos na neve enquanto caminham, o nascer do sol se espalha pela cidade e fogueiras iluminam os prédios ao redor deles. Os menus normalmente são bonitos, embora não muito intuitivos, e isso é bom e ruim.

Por um lado, Frostpunk não leva o jogador pela mão, permitindo que ele escolha seu próprio caminho e consulte o tutorial somente se necessário. Entretanto, as descrições de unidades nem sempre são claras o suficiente, o que pode levar a decisões erradas motivadas por esse desconhecimento.

Resumindo

Frostpunk traz aos jogadores um novo desafio e mostra que uma civilização depende de um todo, tudo deve ser gerenciado e controlado. Sua temática cria uma bela narrativa através de uma linha que liga suas ações em torno da luta para manter a humanidade viva em tempos difíceis.

O Frostpunk é um dos jogos de sobrevivência mais tensos e emocionantes. O game é muito bonito e tem diversas coisas para se fazer mas o mais importante são os dilemas éticos que o game levanta, forçando-o a equilibrar as necessidades individuais e a sobrevivência da cidade sem sacrificar sua humanidade.

Esta análise foi feita com uma cópia do jogo cedida pela 11 Bit Studios.

  • Compartilhe: