Análises Destaque Games

Análise | Guacamelee! 2

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins

Guacamelee é um jogo de plataforma e aventura, no bom e velho estilo metroidvania, com elementos de side scrolling beat em up. Desenvolvido e publicado pela DrinkBox Studios. O primeiro jogo da série foi publicado em meados de 2013, inicialmente para Playstation 3 e PS Vita, algum tempo depois, em uma versão aprimorada com novos conteúdos, para PC, Playstation 4, Xbox One e Xbox 360. Foi um enorme sucesso, que além de trazer uma excelente experiência de jogo, contava com uma história arrebatadora e bem-humorada, completamente inspirada na mitologia e cultura mexicana.

Em outubro de 2017 a DrinkBox Studios anunciou uma sequência direta do primeiro jogo, Guacamelee! 2, que será lançada via Steam e para Playstation 4, disponibilizada para o grande público hoje! Dessa vez, trará além da já bem estabelecida dinâmica de gameplay, a possibilidade de jogar simultaneamente em co-op local com até quatro jogadores.

O GUACAMELEE SAGRADO

É aqui que o jogo brilha, a história de Guacameele 2 é divertidíssima, e se entremeia com o gameplay de maneira exemplar e é praticamente impossível parar de rir ao longo do gameplay. E como em toda sequência, o desafio do protagonista  Juan ganha proporções ainda mais épicas, porém não menos divertidas.

Após receber a máscara que o transformou em um poderoso luchador, passar por diversas aventuras batalhando contra seres sobrenaturais do mundo dos mortos para libertar sua amada, Juan Aguacante, finalmente conseguiu retornar em paz para a sua aldeia e casar com Lupita, a filha de El Presidente. Passados alguns anos, o agora gorducho e ex lutador, vive em paz com sua esposa e filhos, quando mais uma nova ameaça surge no seu horizonte.

Em eras passadas, um deus apaixonado por guacamole resolve cozinhar o mais saboroso guacamole de todos, e após finalizar sua criação, privou os mortais de comê-lo. Caso um mortal o comesse, teria poderes de um deus, de modo que  o guacamole sagrado foi escondido em uma dimensão secreta, protegido por três relíquias. Salvador, um ganancioso luchador que tem sede de poder, toma conhecimento dessa história, e parte em busca do guacamole sagrado para subjugar a todos e se tornar o maior luchador de todas as realidades, seguindo em busca das relíquias que lhe permitirão ter acesso a realidade em que o tesouro está escondido. Mas em sua busca por poder, Salvador vai dar inicio a uma reação em cadeia que poderá porá destruir todos os Mexiversos (múltiplas realidades do México).

Caberá a Juan, mais uma vez usando a máscara de luchador, se aventurar pelos diversos mexiversos para impedir que os planos do diabólico Salvador tenham sucesso.

COM GRANDES PODERES, VÊM GRANDES RESPONSABILIDADES

A mecânica de jogo em Guacamelee! 2 é excelente, tudo funciona bem e a precisão dos controles é impressionante. Como em todo metroidvania, nosso herói evolui conforme o enredo avança. Guacamelee! 2 traz uma mecânica aparentemente simples, mas que vai exigir o máximo de atenção do jogador. Você vai precisar executar os movimentos com precisão quase que cirúrgica para avançar. Ao passo que novas habilidades vão sendo aprendidas por Juan, a combinação de uso entre elas vai ser crucial, já que cada cenário do jogo apresenta algum obstáculo e você vai precisar descobrir qual a combinação de habilidades necessárias para ultrapassá-lo. Essas fases serão recheadas com monstros do mexiverso, que além de ocorrerem aleatoriamente nos cenários, ao longo do gameplay, a progressão será interrompida e Juan será preso em verdadeiros ringues de luta, onde só poderá avançar após derrotar todos os inimigos. Aqui, mais uma vez, a utilização dos diversos movimentos especiais aprendidos vai ser fundamental, tendo em vista que, para aumentar a dificuldade do jogo, alguns inimigos só serão derrotadas por intermédio de habilidades específicas.

Além dos inimigos básicos do jogo, que ocorrem em grande variedade, vamos enfrentar alguns chefões, e as batalhas contra eles além de serem bastante difíceis, são absurdamente divertidas, uma vez que todo o combate vai ser entremeado com diálogos muito cômicos e você vai, literalmente, apanhar rindo.

Por falar em dificuldade, prepare seu coração! A exploração do jogo apesar de ser quase que completamente linear, vai dar acesso a áreas secretas, onde um baú de tesouro poderá ser acessado, e nessas áreas os desafios do cenário vão testar suas habilidades (e sua paciência) como jogador e a recompensa pelo esforço nem sempre parece ser justa, mas a sensação de dever cumprido ao conseguir chegar lá é impagável.

Outra mecânica de jogo sensacional é a capacidade de Juan se transformar em uma galinha! E por falar nisso, quase que como uma história paralela ao enredo principal do jogo, teremos uma seita de galinhas com objetivos próprios, e essa história secundária vai se entrelaçando em determinados momentos com a história de Juan de maneira espetacular, nos proporcionando alguns dos momentos mais divertido do jogo (você vai rir alto!).

O sistema de progressão é bastante satisfatório e muitíssimo bem-humorado. Além das habilidades especiais que vão ser obrigatoriamente adquiridas ao longo do gameplay, você terá acesso a cinco tutores que vão te ensinar, a custo de moedas obtidas ao derrotar inimigos e em baús: movimentos de especiais com efeitos somente estéticos, melhorias nos atributos físicos do luchador e das habilidades básicas, além de melhorias que facilitam a obtenção de moedas do jogo.

Quando sob a forma de galinha (pollo) Juan vai ter um sistema de progressão único, que é independente e funciona de maneira isolada. Ao longo do gameplay, determinadas áreas só poderão ser acessadas sobre a forma de pollo, e nessas áreas você (a galinha!) vai aprender habilidades específicas que serão, assim como as do luchador, fundamentais para derrotar inimigos específicos e avançar nos cenários. A galinha terá acesso a um tutor, onde as habilidades ensinadas consistem basicamente na melhoria dos movimentos de luta desbloqueados para ela ao longo do jogo.

Guacameele 2, é engraçado e inteligente o tempo inteiro, é quase que impossível não rachar de rir quase que constantemente. O jogo faz uma grande homenagem a uma serie de ícones da cultura pop e de jogos clássicos e modernos. Além das referências mais óbvias, como o monumento onde Juan adquire suas habilidades especiais de luta, cenários inspirados em Super Mario Word e cartazes de God of War e O Pantera Negra espalhados pelo jogo, nos depararemos com linhas de diálogo e elementos de cenário que fazem referências mais sutis.

O humor é um dos pilares fundamentais do gameplay e nem o próprio jogo está livre da zoeira, em uma área nem tanto secreta teremos acesso a um mexiverso da zoeira, onde a DrikBox Studios tira sarro de si mesmo, exibindo as piores críticas que o primeiro jogo recebeu em memes e linhas de diálogo hilariantes.

OS BELÍSSIMOS MEXIVERSOS

As melhorias gráficas em relação ao primeiro jogo são impressionantes, o estilo continua o mesmo, mas agora com uma iluminação que faz toda a diferença, e proporciona ao jogador um cenário impressionantemente rico em detalhes. Todos os cenários explorados por Juan apresentam características únicas. A trilha sonora do jogo é deliciosa, acompanha o enredo bem-humorado do jogo e complementa bem a experiência de gameplay.

CONCLUSÕES

Guacamelee! 2 foi um dos jogos mais divertidos que já tive a oportunidade de jogar em toda a minha vida! Com um enredo absurdamente hilário, repleto de linhas de diálogos inteligentes e bem-humoradas, nos proporciona ainda uma mecânica de jogo incrivelmente satisfatória, com uma jogabilidade bem polida e precisa.

Seguramente é um grande exemplo de jogo, que deixa clara a grande capacidade criativa das pequenas produtoras independentes. Guacamelee! 2 não deixa nada a desejar em relação as produções multimilionárias e é altamente recomendado a todos os jogadores que buscam boas horas de diversão no mais alto nível.

Guacamelee! 2 foi cedido à Manual dos Games para análise pela DrinkBox Studios


Para mais informações sobre games, acompanhe a Manual no Facebook, Twitter, Instagram e através de nosso canal no Youtube.

Publicado em 21 de agosto de 2018 às 14:51h.
2018-08-21 14:51:24