Análises Destaque Jogos Sony

Análise | Horizon Chase Turbo

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins

Com a missão de resgatar a experiência de jogo promovida pelos grandes clássicos de corrida lançados em meados dos anos 80 e 90, a desenvolvedora brasileira, Aquiris Game Studio trouxe em 2015, para Android e IOS Horizon Chase Turbo, que por lá se tornou um sucesso imediato, contando hoje com mais de 5 milhões de downloads.

Em 15 de maio a Aquiris Game Studio dá seu passo mais ambicioso, trazendo uma versão ainda mais portentosa e bem polida para Playstation 4, PC e Nintendo Switch.

“ALTAS DOSES DE NOSTALGIA”

“Horizon Chase Turbo” não faz a mínima questão de disfarçar a sua inspiração, ao iniciarmos o jogo a incrível sensação que experimentamos décadas atrás vem à tona de forma avassaladora, e o sentimento de nostalgia nos pega pelo pescoço sem dó, já que a cada segundo jogando Horizon Chase Turbo a geração que cresceu nos anos 80 e 90 vai relembrar as horas passadas na frente do SNES.

Mas o jogo não se trata de uma simples cópia atualizada, a Aquiris Game Studio modernizou o conceito estabelecido pelos clássicos como Top Gear e Rush, além da clássica Volta ao Mundo, foi adicionada a possibilidade de em co-op local, com até quatro amigos com a tela dividida.

EmHorizon Chase Turboo layout das pistas e os cenários são extremamente fiéis aos dos clássicos, especialmente similares a Top Gear. O jogo mantém uma jogabilidade simples e precisa, associada a uma velocidade frenética de corrida, típica dos jogos do mesmo gênero no SNES.

 O jogo nos oferece uma enorme variedade de circuitos de corrida e veículos, são 109 circuitos distribuídos em 48 cidades ao redor do mundo, cada um desses circuitos possui características únicas, como pontos turísticos e paisagens específicas. É possível desbloquear até 31 veículos, com características diferentes, e ao longo do gameplay, o jogador poderá obter até 12 upgrades diferentes para aprimorar os veículos.

Review | Horizon Chase Turbo

A progressão do jogo ocorre através de um Sistema de pontos, onde além da posição em que o jogador termina a corrida, são levados em conta a quantidade de gasolina restante no tanque e a quantidade de moedas coletadas durante a corrida.

Além de servirem para liberar o acesso a novos veículos e circuitos em países diferentes, as moedas e a pontuação obtida durante as corridas também dão acesso a fases bônus, que normalmente desbloqueiam aprimoramentos para os veículos.

Apesar de o game manter a linha simples de jogabilidade, com foco na diversão imediata, se você é um daqueles jogadores perfeccionistas que fazem questão de sempre terminar na primeira colocação e com o melhor tempo possível, vai encontrar desafios reais em “Horizon Chase Turbo”.

Review | Horizon Chase Turbo

Os circuitos variam em número de voltas, e é necessário abastecer o carro em pontos específicos da pista, a escolha do carro correto para pistas específicas pode ser um item chave para alcançar a primeira colocação, além disso, a inteligência artificial dos competidores é considerável, você não conseguirá ultrapassar os três primeiros colocados com facilidade, e quando os ultrapassar, qualquer erro vai ser punido com a perda de uma ou duas posições.

Em relação aos modos de jogo, com o avanço na Volta ao Mundo serão abertos os modos Torneio e Resistência. Nos torneios os jogadores disputam quatro corridas seguidas, com um somatório de pontos baseado na sua colocação. Funciona como um melhor de três, em uma seção rápida de jogo em co-op local com três níveis de dificuldade, amador, profissional e expert.

O modo resistência é a possibilidade mais hardcore de gameplay, e fica disponível após completar a Volta ao Mundo ou todo os Torneios na dificuldade expert. Aqui são disponibilizados três desafios mais longos. O Primeiro nível sorteia aleatoriamente 12 corridas, o segundo nível sorteia 36 circuitos e o último nível tem todas as 109 pistas do jogo em ordem aleatória, para avançar nesse modo é preciso estar sempre nas cinco primeiras posições.

Review | Horizon Chase Turbo

“GRÁFICOS E TRILHA SONORA”

“Horizon Chase Turbo” acerta em cheio ao modernizar o layout das pistas e cenários dos clássicos antigos. Trata-se de uma grande homenagem, os cenários são coloridos, ricos em detalhes e com um design gráfico modernizado na medida correta, de modo que a sensação de estarmos jogando Top Gear novamente é uma constante durante o gameplay.

A trilha sonora é um espetáculo à parte, a Aquiris Game Studio não poupou esforços nesse sentido e trouxe ninguém menos que Barry Leitch, designer de som dos anos 90, responsável pela criação das trilhas sonoras mais icônicas de jogos como Turbo Challange, Lotus, Top Gear dentre outros.

Review | Horizon Chase Turbo

“CONCLUSÕES”

“Horizon Chase Turbo” é um jogo especial por vários motivos, além da experiência bem polida e impecável de jogo, que acerta em cheio ao que se propõe, e ter sido produzido por uma desenvolvedora brasileira, é capaz de nos trazer lembranças prazerosas de momentos de diversão passados ao lado de velhos amigos.

É um título indispensável para todos os saudosistas, que passaram horas em disputas acirradas com seus amigos entre a década de 1980 e 1990, e também para os mais jovens, que querem ter uma experiência de jogo descompromissada e divertida, típica dos jogos de arcade do passado.

O jogo está sendo vendido por um valor bem acessível tanto na PSN (R$ 49,90) quanto na Steam (R$ 37,99). Na grande maioria das lojas do varejo, em mídia física para PS4, pode ser encontrado por valores sempre menores que 50 reais e você pode ajudar a Manual dos Games comprando a sua copia AQUI.

Horizon Chase Turbo foi gentilmente cedido à Manual dos Games para análise pela Sony Brasil

Publicado em 26 de maio de 2018 às 11:27h.
2018-05-26 11:27:27