Em nossa vida gamer, especialmente aos mais velhos, os “jogos de tirinho” foram uma constante. Contra, Gunstar Heroes, Metal Slug e até Cuphead são verdadeiros clássicos que divertem até hoje, e muitos jogos, especialmente os indies, se inspiram nesse gênero e nessas memórias para construir novas e diferentes experiências.
Kemono Heroes é um desses títulos, que busca mesclar o estilo run n gun com um combate corpo-a-corpo de estilo rápido ornados por um visual inspirado nos clássicos 16-bit, e após ter sido lançado para o Nintendo Switch em 2020, terá um relançamento hoje, no dia 27 de Março, para PS5, Xbox Series X|S, Switch e PC, então confira nossa análise do game!
Jogabilidade frenética que não para
Inspirado na mitologia japonesa, o jogo apresenta 4 bichinhos, os kemono, para serem jogados, e cada um deles possui diferentes habilidades que consistem, primariamente, em uma arma corpo-a-copo que pode ser usada para fatiar os inimigos, e armas a distância, que são os tiros, nos quais cada personagem possui 3 tipos distintos.
Além disso, a jogabilidade também contém diversos elementos de plataforma, e saber pular de lá pra cá sem cair nos buracos é uma habilidade requerida, embora o jogo não se complique nesse aspecto nem ofereça um desafio bastante distinto.
Novas ferramentas e novos upgrades são desbloqueados ao fim de algumas fases ou ainda adquiridos nas lojinhas, o que dá uma boa sensação de evolução conforme o tempo passa, e a jogabilidade se mantém divertida até o fim, mesmo que, até mesmo por conta da duração do jogo, sejam menos do que o que poderia ser.
Visuais charmosos e trilha sonora divertida
O visual do jogo é bacana, com gráficos pixelados com muito charme, e cada inimigo possui um design realmente carismático, deixando o fluxo do jogo mais interessante conforme ele se desenrola, além das paisagens, que também divergem muito conforme cada fase passa, e algumas são realmente muito bem feitas!
A trilha sonora embala bem o ritmo do jogo, sendo sempre frenética e rápida, o que dá uma boa vibe para o jogo, e ajuda a entrar no clima de combate rápido e sem calmaria.
Algo que chamou minha atenção, é que o jogo acabou relativamente rápido, e em mais ou menos 1 hora eu pude “completar” a história, em partes, porque assim como alguns jogos antigos como Ghouls n’ Ghosts, o final acaba num “gancho” e uma nova jogatina em um modo mais difícil é necessária para ver o final verdadeiro.
Claro, uma mecânica dessas é em partes opcional, e você pode ignorar ela se achou que teve o suficiente do jogo, mas eu considero que para um jogo como Kemono Heroes, que já é curto por si só, inserir um modo assim durante a “campanha” principal é um erro, e dá a impressão de querer mascarar o tamanho do jogo.
Kemono Heroes é um prato cheio para os complecionistas
Pelo tamanho e o escopo do jogo, é importante levar em conta o preço a ser pago pelo que vai ser aproveitado, pois o jogo parece ter um foco grande na parte arcade, já que a historinha é pouquíssimo presente em Kemono Heroes, que assim como outros jogos da época, serve meramente como um pano de fundo para o desenrolar da ação.
O foco maior do jogo não parece ser para aqueles que buscam uma experiência fora do comum, e sim para quem gosta de uma diversão rápida e confortável, e com a opção de trazer até 4 jogadores para dentro do embate, a diversão entre amigos com certeza é garantida!
No quesito acessibilidade, o jogo também não oferece muitas opções, com meramente a opção de mudar os inputs de cada botão do controle ou teclado, e também não está disponível em português, e por carecer de diálogos, não seria um grande esforço no quesito de localização, principalmente para orientar os jogadores, já que a faixa etária do jogo contempla todas as idades.
O Review
Kemono Heroes
Um run 'n gun rápido que consegue mesclar diferentes gêneros de forma divertida e elegante, mas a curta duração do jogo corta um maior potencial a ser desenvolvido.
PRÓS
- Estética e visual que entregam bastante charme
- Música boa e que entra no clima do jogo
- Jogabilidade bastante ágil e com uma relativa variedade
- Variedade boa de chefes
CONTRAS
- Duração bastante curta
- Variedade um pouco abaixo do normal
- Falta de tradução para o português
- Precisa repetir a campanha para o final verdadeiro