Literatura Nerd

Análise | Mitologia Nórdica – Neil Gaiman

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins

Review | Mitologia Nórdica – Neil GaimanAutor de Mitologia Nórdica, Neil Gaiman é um dos mais proeminentes e prolíficos escritores britânicos da atualidade, com diversos livros e revistas em quadrinhos publicados figurando entre a lista de mais vendidos aonde quer que sejam lançados.

Ganhou projeção internacional quando, escrevendo para o selo Vertigo da DC Comics, quando assumiu um personagem esquecido, Sandman. Onde conta a vida de Sandman, um Perpetuo governante do Sonhar (o mundo dos sonhos) e sua interação com o universo, os homens e outras criaturas. Seguramente a principal obra do autor, para a qual escreveu uma série que contou com 75 edições, e foi a primeira revista em quadrinhos a entrar na lista de Best-Sellers do The New York Times.

Elementos diversos da mitologia nórdica sempre foram uma forte influência nas diversas obras de Gaiman, sendo que em Mitologia Nórdica, publicado em março de 2017 pela Editora Intrínseca, com tradução de Edmundo Barreiros, o autor faz uma releitura de contos escritos a mais de 900 anos.

Em Mitologia Nórdica, o autor traz 15 contos, onde vamos acompanhar desde a gênese do mundo até a batalha final, conhecida como o Ragnarok, dia em que os deuses e gigantes de gelo se enfrentariam e morreriam. Mitos que se passam em lugares gelados, com noites muito longas no inverno e dias intermináveis no verão, histórias de um povo que não confiava plenamente nos seus deuses e as vezes nem mesmo gostavam deles, embora os respeitassem e temessem.

Embora muitos deuses sejam mencionados nos livros, os contos quase sempre tem como personagens principais: Odin, o mais poderoso e o mais velho dos deuses, que sacrificou um dos seus olhos em troca de conhecimento. E foi além, em busca de poder e do conhecimento da magia das runas, sacrificou a si próprio na Árvore do Mundo, Yggdrasill. Thor é o mais poderoso dos deuses, protetor de Asgard e Midgard, e é o forjador de trovões e Loki que é de longe o personagem mais profundo e complexo, filho de um gigante e irmão de Odin, é um deus ardiloso e manipulador.

Neil Gaiman faz uma releitura dos livros através de uma narrativa ágil, rápida e bem-humorada. Por intermédio dos 15 contos apresentados podemos ter um amplo vislumbre do porquê de a Mitologia Nórdica ser tão popular e fonte de inspiração para tantos autores das mais diversas mídias em todo o mundo. Os deuses possuem personalidades essencialmente humanas, são orgulhosos, impulsivos, violentos e apaixonados, capazes de realizar atos de bondade e da mais extrema crueldade quando lhes convém. O mundo é vasto, complexo e hostil, repleto de criaturas terríveis e poderosas, que despertam medo até mesmo nos próprios deuses que o governam.

Mitologia Nórdica é o livro perfeito para quem quer descobrir mais sobre esse universo fantástico, que revela as bases utilizadas para a construções de uma série de jogos, seriados e filmes de TV, com destaque para o recém lançado God of War e a famosa série de TV Vikings.

Publicado em 3 de junho de 2018 às 12:33h.
2018-06-03 12:33:41