NEODUEL: Backpack Monsters, assim como o próprio nome indica, é um jogo no estilo “backpack”. Ou seja, você tem espaços pré-definidos, e precisa encaixar os seus monstros nesses espaços, precisando criar a melhor estratégia possível para a rodada atual. As batalhas acontecem de forma automática e contra jogadores completamente aleatórios. E os Cosmions, os monstrinhos que você precisa organizar, tem clara inspiração em Pokémon.
NEODUEL é bem simples, ao iniciar uma campanha você é mandado para a janela de administrar a sua “mochila”, precisando encaixar os Cosmions nos slots, se atentando à mecânica de link. O jogo não explica muito bem, mas certos monstros tem slots de link, nos quais determinados tipos de Cosmions podem se encaixar ali, ativando os links e melhorando as habilidades das criaturas.
Inclusive, o que mais falta nesse jogo é um tutorial simples. Eu joguei várias partidas e em nenhum momento NEODUEL parou pra explicar os conceitos de forma adequada. O jogo permite que você “vire” os monstros para melhor encaixar nos slots ao apertar as teclas Q e E, e eu precisei descobrir isso sozinha. Depois, um tutorial resolveu aparecer, mas não sei até que ponto é proposital ou bug.
Ao passar com o mouse em cima dos Cosmions, você pode ver os seus atributos e a forma como evoluem, se eles tiverem uma evolução, mas os monstros que ficam disponíveis para comprar na loja são totalmente aleatórios. A cada rodada, a loja é atualizada com novos Cosmions, e ao gastar 1 centavo, você pode atualizar o que veio na loja.
Então, ao iniciar um duelo, você é enviado para a tela de batalha de NEODUEL contra um oponente. Eu imagino que os oponentes sejam calculados em relação à quantidade de turnos que ele já passou dentro do “campeonato”, ou pelo número da força geral, mas já presenciei momentos em que os duelos estavam bem desequilibrados.
As batalhas ocorrem de forma automática e a sua vitória depende da estratégia que você conseguiu montar com monstros aleatórios, o que me parece um aspecto meio injusto num PvP. Ao longo do campeonato você tem 5 vidas, o que te permite perder para outros jogadores 5 vezes. Para chegar ao final, você precisa ganhar 15 rodadas, mas não me pergunte o que acontece porque o meu máximo foi umas 8 ou 9, e o jogo claramente não explica. Ao final desse “campeonato”, você recebe um valor de “elo”, para comparar as suas estatísticas com a de outros jogadores.
E… é basicamente só isso. NEODUEL tem apenas uma música, que é até empolgante para o tema de batalha, e acabou. O jogo é basicamente só isso que eu comentei acima.
Vale a pena comprar NEODUEL: Backpack Monsters?
Todo o texto do jogo está em português, e as partes dubladas em inglês são totalmente desnecessárias, então isso não é um problema. O título custa na faixa de 30 reais na Steam, é um preço baixo, mas o jogo vai te manter entretido por apenas algumas poucas horas até você perceber o quão repetitivo ele é.