A Samsung revelou no último dia 10 os novos celulares de sua linha dobrável, os smartphones Galaxy ZFold 6 e o Galaxy ZFlip 6. Um dos destaques de ambos os aparelhos e a principal novidade é a integração completa com o Galaxy AI, o sistema de inteligência artificial da Samsung para dispositivos inteligentes.
Tivemos acesso ao Galaxy ZFold 6, gentilmente disponibilizado pela Samsung para testes, na qual tivemos a oportunidade de testar o aparelho top de linha da marca com todas as suas funcionalidades, performance e integração com o Galaxy AI. Bora conferir?
Análise completa do Samsung Galaxy ZFold 6
Dobras, dobras everywhere
É impossível começar a falar sobre o Galaxy ZFold 6 sem comentar sobre suas dobradiças, que estão ainda mais resistentes se comparadas aos modelos ZFold 5 e 4. Com dobras centrais resistentes e discretas, abrir e fechar o celular é extremamente prático, possibilitando rapidamente começar a fazer uma tarefa no modo fechado e alternar para o modo aberto caso necessário.
A resistência das dobradiças também se expandem para a tela, sendo extremamente resistentes a pressão, o que diminui riscos de problemas com as dobras, trazendo mais segurança para seus usuários. Essas não foram as únicas melhorias, já que o ZFold 6 conta com um dos maiores graus de proteção a poeira e água do mercado.
Em meus testes usando o dispositivo para tarefas mais profissionais como escrever textos, o modo aberto se torna um paraíso, graças a tela expandida que se adapta perfeitamente a maioria dos aplicativos. Tamanho era o conforto do aparelho, que boa parte dessa análise foi escrita diretamente do ZFold 6, e todo mundo sabe o quanto digitar em celulares e tablets por longos períodos pode se tornar uma tortura.
Apesar do tamanho avantajado, o ZFold 6 tem uma pegada extremamente confortável na mão, me dando a impressão de que estava segurado dois celulares na mão quando usado no modo fechado, mas com o peso de apenas um. Já com o celular aberto, a impressão é a de que estamos usando um tablet, porém em um tamanho reduzido, o tornando perfeito para assistir a séries e filmes em qualquer lugar graças a sua tela de 7,6 polegadas.
Confira as especificações completas das medidas e resolução:
- Dobrado: 68,1 x 153,5 x 12,1mm;
- Aberto: 132,6 x 153,5 x 5,6mm.
- Polegadas: 7.6
- Polegadas segunda tela: 6.3
- Resolução: 1856×2160
- Resolução segunda tela: 968×2376
- Taxa de atualização/FPS: 120hz
- Peso: 239g
Sistema operacional e performance
Equipado com o Snapdragon 8 Gen 3, customizado especialmente para os modelos da Samsung, 12GB de memória (não expansiva) e 512GB de armazenamento interno, o ZFold 6 traz o mesmo poder de processamento do Samsung Galaxy S24 para sua linha dobrável, transformando o ZFold 6 em um verdadeiro ”monstro” no quesito performance. Não apenas abrindo aplicativos com uma velocidade incrível, é possível manter vários aplicativos abertos ao mesmo tempo sem nenhum comprometimento a performance, fazendo do ZFold 6 uma ótima ferramenta para pessoas que precisam de um aparelho multitarefas.
Rodando uma versão modificada do Android 14, o Samsung One UI 6.1 traz o que há de mais avançado no mercado, trazendo uma dezena de funcionalidades para o seu dia-a-dia. Aplicativos próprios da Samsung como o Samsung Health são excelentes ferramentas para manter a saúde e bem-estar em dia, permitindo que o usuário faça o acompanhamento de seus exercícios diários e dietas com dicas de profissionais.
Sua integração com outros dispositivos Samsung como o Galaxy Watch possibilita expandir ainda mais tais funcionalidades, tornando o ZFold 6 uma experiência premium definitiva para usuários de outros produtos da marca. Além do Galaxy Watch, é possível sincronizar TVs Samsung com o aparelho, dando mais um toque de comodidade para o usuário.
Mas nem só de aplicativos para trabalho e bem-estar vive um Smartphone hoje em dia, já que graças ao incrível poder de processamento do aparelho, é possível utilizar o ZFold 6 como uma grande plataforma de entretenimento, incluindo…
VIDEOGAMES!
Como esperado, o ZFold 6 é o smartphone perfeito para rodar os jogos do momento. Para testar todo o poder gráfico, capacidade de bateria e performance geral do aparelho em jogos, jogamos por extensos períodos dois dos jogos mais hypados do momento para os celulares: Wuthering Waves (KURO Games) e Zenless Zone Zero (MiHoyo).
Começando por Wuthering Waves, minhas impressões iniciais ao abrir o jogo foi a de: WOW, finalmente um celular que roda WuWa direito! O jogo de ação da KURO Games tem passado por problemas de otimização em vários modelos de celulares, mas de acordo com nossos testes, o ZFold 6 definitivamente não é um deles.
Mantendo frame rate estável em quase 90% do tempo, mesmo nas opções gráficas mais altas, o aparelho da Samsung se provou ser um concorrente de peso para os demais dispositivos top de linha do mercado. Sendo um dos poucos jogos que tem suporte para o modo aberto do celular, minha experiência foi extremamente positiva, sem sentir nenhum incômodo ou desconforto, mesmo em sessões de gameplay mais extensas.
Confira um trecho de gameplay, gravada diretamente do Samsung Galaxy ZFold 6:
Graças a compressão de arquivos do YouTube, o vídeo acaba não fazendo total justiça a qualidade gráfica, mas é possível notar a fluidez e a estabilidade no frame rate. Acreditem em mim, a resolução nativa da tela do ZFold 6 deixa WuWa lindíssimo!
Já em ZZZ, tive uma experiência extremamente parecida, mas dessa vez joguei no modo dobrado, já que infelizmente o jogo da MiHoyo não oferece suporte para telas maiores, o que o tornou perfeito para testar o celular no modo dobrado.
Com gráficos e fluidez que facilmente rivalizam com a versão para o PS5 do jogo, o ZFold 6 promete ser um dos gigantes do mercado de jogos mobile, podendo se tornar o queridinho de jogadores que queiram uma experiência premium para jogos na palma da mão. Confira um trecho de gameplay:
O mais impressionante em nossos testes foi a forma que o aparelho se comportou em períodos extensos de jogatina, não perdendo performance em momento algum, muito menos esquentando, proporcionando muita comodidade mesmo após várias horas jogadas. O resfriamento do aparelho se da pela câmara de vapor do aparelho, que aumentou um pouco de tamanho se comparada ao modelo anterior, possibilitando que o usuário jogue, assista a filmes e execute aplicativos mais parrudos por horas sem danificar o aparelho ou causar incômodo nas mãos pela alta temperatura.
O consumo de bateria também é um ponto extremamente positivo, permitindo o uso prolongado sem a necessidade de usar o celular em baixo brilho ou no modo econômico. Com capacidade de 4400 mAh, o ZFold 6 acaba eliminando um dos maiores problemas para gamers que tem o celular como sua plataforma principal.
Câmeras (muitas câmeras)
Equipado com 3 câmeras traseiras de 50, 12 e 10 MP e 2 câmeras frontais de 10 e 4 MP, sendo a última dedicada para selfies, o ZFold 6 permite tirar fotos magnificas, chegando a 8164×6124 (!!!!) de resolução, trazendo o que há de mais moderno em câmeras para celulares. Não apenas isso, mas é possível gravar vídeos em até 8K (!!!!!!!!!!), tornando o novo aparelho da Samsung um candidato a novo queridinho de influencers e pessoas que utilizam redes sociais como o Instagram com certa frequência.
Integração com Galaxy AI, Gemini e demais funções de IA
O Galaxy AI é com certeza a estrela da festa, sendo, possivelmente, a função mais importante e o grande ”selling point” do aparelho para alguns. Já equipado com a versão mais recente da inteligência artificial da Samsung, o ZFold 6 promete ser o início de uma revolução em IA para dispositivos movéis.
Integrando praticamente todas as funções do aparelho, o Galaxy AI permite que o usuário possa, por exemplo, remover objetos de fotos com apenas um toque, sendo a ferramenta perfeita para tirar aquele ”robert” de uma foto, como no exemplo abaixo em que testei o recurso retirando os potes de ração do meu gato:
Apesar de não ser perfeita, a reconstrução de pixels para remover os objetos retirados da foto é bem competente, cumprindo extremamente bem o seu papel em edição de fotos com o auxílio do Galaxy AI.
Também é possível criar papéis de parede com o auxílio de IA, podendo editar fotos com diferentes filtros e efeitos com o uso de apenas algumas palavras-chave. O resultado é exibido em tempo real, permitindo que o usuário aprove as alterações feitas pelo Galaxy AI ou a mande refazer o processo, dando um resultado diferente.
As funções de tradução em tempo real é o coração de toda a evolução do Galaxy IA, permitindo traduzir não apenas texto, mas também voz com tradução simultânea, graças ao modo interprete, que é em dividido em dois modos: Conversa e Escuta.
No modo Conversa, o ZFold 6 e demais dispositivos com o Galaxy IA permite que pessoas de diferente línguas conversem sem problemas, traduzindo toda a conversa em texto em um tempo impressionante. Embora a tradução nem sempre seja 100% precisa (por enquanto), a tecnologia tem potencial para ser um divisor de águas. Já no modo Escuta, o Galaxy AI usa os microfones do ZFold 6 para ouvir todo o ambiente e traduzir automaticamente o que está sendo dito, sendo extremamente útil em reuniões, palestras e outras ocasiões profissionais e sociais.
Sendo uma evolução do Galaxy AI presente no Galaxy S24, a nova versão permite traduções até mesmo em chamadas feitas por aplicativos, como o WhatsApp, eliminando possíveis barreiras linguísticas em chamadas internacionais. O ponto mais alto de toda essa inovação vem da integração com os Galaxy Buds 3, que possibilita utilizar as funções de tradução por áudio ao invés de texto (!!!!!!!!!!!!!!!!!!), tornando a dupla ZFold 6 e Galaxy Buds 3 quase que em ”intérpretes de bolso”.
Também é possível resumir e traduzir textos direto no navegador do celular, eliminando situações de ”mucho texto”, entregando resumos extraordinariamente precisos sobre todo o conteúdo do texto. Ainda nos auxiliares de texto, mora a minha função favorita do Galaxy AI (e possivelmente de todos meus colegas jornalistas), que é a possibilidade de transcrever automaticamente gravações de áudio feitas no celular. Os dias de passar horas transcrevendo entrevistas de 40 minutos ficou para trás, obrigado Samsung!
O ZFold 6 também possui integração com o Gemini, a inteligência artificial do Google; Através dele, é possível por exemplo, fazer buscas de imagens, textos e tudo mais o que tiver a vista na tela. Viu um objeto maneiro em uma foto e quer saber do que se trata? Basta circular o objeto que automaticamente o Gemini fará uma busca profunda usando o google search.
Mas eaí, vale a pena?
Com tudo o que foi dito nessa análise, se torna quase impossível não recomendar o ZFold 6 para qualquer pessoa que procure uma experiência premium de ponta, seja para fins profissionais, jogos ou para quem procura um dispositivo completo em todos os aspectos.
As funções como o Galaxy Health e o Galaxy AI tornam o pacote ainda mais completo, podendo se tornar um aliado extremamente poderoso para os usuários dos produtos da Samsung, seja para manter em dia a saúde e bem-estar graças a integração com o Galaxy Watch, ou pelas funções de tradução em tempo real dos modos conversa e escuta, além da integração com o Gemini.
Com o preço sugerido de R$ 13.799, a Samsung promete um belo desconto para usuários de modelos anteriores da marca, podendo chegar a até 4 mil reais de desconto na troca do seu modelo antigo pelo ZFold 6, se tornando uma opção extremamente atrativa para entusiastas de tecnologia que possuem modelos como o S24, ZFold 5 ou 4. Além disso, a Samsung está oferecendo um ano de Samsung Care+ para danos acidentais, para todos que adquirirem o ZFold 6 ou ZFlip 6 até o dia 6 de agosto de 2024.
Assim como o S24, o ZFold 6 terá 7 anos de atualizações do sistema operacional e segurança garantidas pela Samsung, aumentando o ciclo de vida do aparelho.